logo RCN

Depressão: ?Mal do Século?

Adriana Zílio ? Psicóloga

 

... Cair na depressão é uma ameaça cada vez mais comum, mas metade dos casos é ignorada e outros tantos não recebem tratamento adequado. Sem se dar conta, a vítima pode morrer de tanta tristeza, ao pé da letra...

 

                                               Depressão pode ser definida como uma reação do ser total, mente, corpo e espírito, à frustração que ocorre quando busca satisfazer seus objetivos e que por algum motivo não são totalmente alcançados. É uma doença potencialmente fatal. Uma em cada dez vítimas da depressão tenta o suicídio. Os pensamentos mórbidos são acompanhados de outros sintomas: uma extrema dificuldade para se concentrar, baixa auto-estima, insônia ou sono excessivo, ganho ou perda repentina de peso, entre outros. Além disso, quem está com depressão vive como se esperasse uma catástrofe prestes a acontecer.

 

                                               A depressão não é uma ?fossa? ou um ?baixo astral? passageiro. Mais importante, NÃO É UM SINAL DE FRAQUEZA DE CARÁTER, ou uma condição que possa ser superada simplesmente pela FORÇA DE VONTADE, com ?PENSAMENTO POSITIVO?. Sem tratamento integrado (psicoterapia e medicamento), os sintomas de depressão podem durar semanas, meses, anos.

 

                                               A ameaça à vida não é só de ordem psíquica. Estatísticas nos mostram que 45% dos pacientes que tiveram infarto são depressivos. Por isso, hoje, é importante considerar que a depressão pode ser tão perigosa quanto à pressão alta e o colesterol elevado no que diz respeito à saúde do coração.

 

                                               Outro exemplo é mais um estudo assinado por médicos do Hospital Memorial, de Nova York, nos Estados Unidos, acusando a depressão de ter seu papel no aparecimento de outras doenças. Depois de acompanhar 1,7 mil pacientes, eles notaram que o estado depressivo está por trás de diversos tumores, principalmente o de mama e o de intestino. No caso do intestino, é notória a influência das emoções na digestão, já nas mamas, provavelmente a diminuição das defesas do corpo causada pela depressão.

 

                                               Portanto, uma vez que a depressão pode fazer com que você se sinta exausto e desamparado, você provavelmente necessitará a ajuda de outras pessoas. Assim, PROCURE AJUDA.

 

 

ADRIANA ZILIO ? PSICÓLOGA CRP 12/03086

Rua Narciso Barison, 55  1º andar  Capinzal/SC

Fone: 9975 9966

Atendimento: Segunda a Quarta

 

 

Anterior

L.A. Informática e Idiomas

Próximo

Associação dos Professores de Ouro e Capinzal

Deixe seu comentário