logo RCN

Curso de Educação Especial é realizado em Campos Novos

Curso de Educação Especial é realizado em Campos Novos

 

A Universidade do Oeste de Santa Catarina iniciou neste semestre o Curso de Licenciatura em Educação Especial no Campus Aproximado de Campos Novos. O Curso integra o Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), programa nacional implantado pela CAPES em regime de colaboração com as Secretarias de Educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e, ainda, com as Instituições de Ensino Superior (IES), beneficiado professores da educação básica que atuam na rede pública.

O curso, gratuito aos professores em exercício na rede pública, tem duração de oito semestres. As aulas acontecem em todas as sextas-feiras à noite e aos sábados nos períodos da manhã e da tarde. São 38 alunos, a maioria deles professores de Campos Novos, Vargem, Anita Garibaldi, Capinzal e Abdon Batista e que já têm em seus currículos outras graduações, como Pedagogia, Educação Física, História e Artes.

O objetivo, segundo a coordenadora Eliane Marin, é licenciar docentes para que possam atuar na Educação Especial, atendendo às necessidades de alunos com deficiência auditiva, motora, visual, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e deficiência mental, condições estas que limitam o aprendizado do aluno no sistema comum de aprendizagem.

Aula Inaugural - A primeira aula do Curso de Licenciatura em Educação Especial na Unoesc Campus Aproximado de Campos Novos aconteceu no dia 24 de fevereiro. Quem ministrou foi a professora Marilena Detoni, coordenadora da Área das Ciências Humanas e Sociais na Unoesc Campus de Joaçaba.

O Parfor é destinado aos professores da rede pública da educação básica, em exercício há pelo menos 3 anos, sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Para participar, os interessados devem consultar os cursos disponíveis e se inscrever por meio da Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br). A validação das inscrições é feita pelas Secretarias de Educação e seleção dos inscritos pelas instituições de ensino que oferecem o curso ao qual o professor se inscreveu.

 

 

Texto: Talita Varella da Silva e Bruna Santos de Andrade

Fotos: Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Especial.

 

 

Bruna Santos de Andrade / Assessora de Imprensa

 

 

EMENDAS DO DEPUTADO JORGINHO Anterior

EMENDAS DO DEPUTADO JORGINHO

AÇÕES E SERVIÇOS PRESTADOS NO MUNICÍPIO DE OURO Próximo

AÇÕES E SERVIÇOS PRESTADOS NO MUNICÍPIO DE OURO

Deixe seu comentário