logo RCN

CURSO DE DIREITO REALIZA SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Curso de Direito da Unoesc Campus de Joaçaba

 

 
 
No início de novembro, o Curso de Direito da Unoesc Campus de Joaçaba promoveu o seu I Seminário de Iniciação Científica. O evento tinha por objetivos dar publicidade aos resultados parciais das pesquisas de estudantes de graduação, qualificar estudantes que desenvolvem pesquisas de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso, avaliar o mérito científico dos resultados e integrar professores e alunos na agenda das pesquisas do Curso. 
O Seminário ocorreu no dia 3 de novembro entre às 14h e 20h. Foram apresentados sete projetos de pesquisa, quatro deles integrantes dos grupos de pesquisa sobre Direitos Fundamentais da Unoesc, um trabalho de conclusão de curso de Direito e dois desenvolvidos pelo Curso de Administração do Campus de Joaçaba. A banca julgadora do Seminário foi formada pelos professores Dr. Gerson Luiz Carlos Branco, Dr.Carlos Luiz Strapazzon e Esp. Jessica Mota.
Para o coordenador do Curso de Direito no Campus de Joaçaba, professor Roni Edson Fabro, os objetivos do Seminário foram alcançados, dando uma visão panorâmica do efetivo envolvimento dos pesquisadores.
“As atividades de pesquisa no Curso de Direito já foram incorporadas pela comunidade acadêmica, considerando que o campo de pesquisa é vasto e as questões provenientes dos Direitos Fundamentais são polêmicas. Ainda temos que trabalhar bastante, pois as atividades de pesquisa não acabam, mas acredito que nos próximos editais de pesquisa, o Curso de Direito apresentará mais projetos e estará muito mais preparado para contribuir para com a produção do conhecimento”, diz o coordenador.
Prêmio Mérito de Iniciação Científica
Em atendimento ao disposto no art. 7º do Regulamento do I Seminário de Seminário de Iniciação Científica do Curso de Direito, a Banca Julgadora atribuiu o Prêmio Mérito de Iniciação Científica ao trabalho da estudante Daiane Masson, intitulado “O direito fundamental social à educação na prisão”.
O trabalho orientado pelo professor Dr. Aristides Cimadon (Reitor da Unoesc) e co-orientado pela professora Esp. Jéssica Romeiro Motta, foi o primeiro desenvolvido pela acadêmica, como trabalho de conclusão de curso, passando também a integrar os projetos dos grupos de pesquisas em Direitos Fundamentais.
Começou a ser desenvolvido no segundo semestre de 2010. Uma monografia elaborada a partir da pesquisa e apresentada como trabalho de conclusão de curso foi avaliada no dia 1º de novembro, obtendo nota 10 da banca julgadora, que era formada pelo orientador e pelos professores Jorge Eduardo Hoffmann e Maurício Pretto.
A pesquisa estudou o direito à educação nas prisões do Vale do Rio do Peixe, sob a ótica dos presidiários, constatando que não há o respeito ao direito fundamental social à educação nessas prisões pela falta de estrutura oferecida.
Trabalhos apresentados no Seminário
·  Empresas com potencial para inovação (Apresentação: Luana Mena Barreto Lenzi)
·  Criminologia - aspectos destacados dos dados genéticos (Apresentação: Mariara Mena Barreto Lenzi);
·  Análise da inimputabilidade penal por doença mental e suas medidas jurídicas (Apresentação: Augusto Zagonel);
·  Direitos fundamentais de seguridade social e interpretação judicial evolutiva na jurisprudência do STJ (Apresentação: Fernanda Dalla Costa);
·  Divisão do trabalho na indústria metal-mecânica: uma questão de gênero (Apresentação: Veridiana Piovezani e Emanuele de Jesus Ramos Corrêa – Curso de Administração)
·  Poder local e desenvolvimento (Apresentação: Renata Oneda Baccin Curso de Administração)
·  O direito fundamental social à educação na prisão (Apresentação: Daiane Masson – Trabalho de Conclusão de Curso)
 
Bruna Santos de Andrade
 
DITADURA OU DEMOCRACIA Anterior

DITADURA OU DEMOCRACIA

Próximo

COMUNICADO ? REMATRÍCULAS

Deixe seu comentário