logo RCN

Alunos do Cooperjovem criam projeto sustentável

Cisterna para captação da água da chuva será implantada na escola Paulo Zimmermann, em Rio do Sul

 

Preocupados com a preservação do meio ambiente, principalmente com a água, alunos da 8ª série da Escola de Educação Básica Paulo Zimmermann, de Rio do Sul, elaboraram durante a aula de Ciências uma cisterna para captação da água da chuva. O projeto, que será implantado na própria escola, foi selecionado para a etapa estadual da Feira de Ciências e Tecnologia, que ocorre em outubro, na cidade de Lages.

A iniciativa tem apoio da equipe pedagógica da escola Paulo Zimmermann e foi desenvolvido após a Conferência Nacional do Meio Ambiente, etapa escolar, para atender também a comemoração, determinada pela Unesco, do Ano Internacional de Cooperação pela Água. “Inspirados pelo tema, que foi nos trazido também pelo programa Cooperjovem do Sescoop/SC, que temos em parceria com a Cravil, decidimos por construir uma cisterna. Em pesquisa descobrimos um protótipo para residência, mas gostamos da ideia porque nos possibilita adaptar a mais calhas. Assim, durante a aula de ciências o professor Michael trabalhou a técnica com os alunos”, explicou a assistente técnica pedagógica Adriana Ignácio Storckmann.

O custo do projeto é muito baixo se comparado com a utilidade que ele terá para a escola. Foram investidos em materiais, como canos, fitas e cola, pouco mais de R$ 100. O tambor que foi transformado em cisterna tem capacidade para até 200 litros. “Trabalhamos o tema da sustentabilidade e cooperação pela água e, por meio desse projeto, estamos incentivando o uso racional da água, já que toda a água captada pela nossa cisterna será utilizada para limpar a escola e molhar as plantas”, ressaltou o professor de Ciências e Biologia, Michael Alexander Schweitzer. A água captada pela cisterna não é própria para consumo.

 Bárbara Linhares Dirksen e Jéssica Marciano Carbonero, de 14 anos, são as responsáveis pela apresentação do projeto desenvolvido na escola. As meninas participaram de todo o projeto de construção e sabem exatamente como a cisterna funciona. “A cisterna será encaixada na calha, a água que desceria por ali entra em um cano, onde será filtrada e então será armazenada. Se estiver muito cheia, construímos um espaço de vazão, além da torneira instalada na frente do tambor para a retirada da água para utilização no dia a dia da escola”, comentou Bárbara. Jéssica ressaltou os cuidados que tiveram para não terem problema de água parada, contaminação ou doenças. “Há uma telinha no início do cano justamente para não entrar nenhum mosquito e proliferar alguma doença e, dentro do tambor, tem também um clorador que ajuda a matar germes e bactérias, evitando a contaminação”. Uma pedra de calcário também está dentro da cisterna para manter o PH da água equilibrado.

A assistente pedagógica do Paulo Zimmermann destacou ainda que a escola conta com o  Núcleo de Educação Ambiental (NEA) e, por intermédio dele,  conscientizará outros alunos, professores e pais para a preservação da água. “Uma de nossas serventes faz parte do NEA e ficará responsável pela chave da cisterna – que será cercada por uma grade para evitar que as crianças tenham acesso – para poder encaminhar o uso dessa água e conscientizar as outras serventes sobre isso”.

O manual de construção da cisterna estará no blog da escola [eebpz.blogspot.com.br] para que a comunidade tenha acesso e possa implantar também em suas residências. “Colocamos em prática essa ideia para contribuir com a sustentabilidade e também para que as famílias da região também contribuam. É um investimento no meio ambiente”, concluíram as alunas.

 COOPERJOVEM

A escola Paulo Zimmermann faz parte das 76 unidades escolares de 43 municípios que faz parte do Programa Cooperjovem em parceria com 25 cooperativas. Somente no ano passado, participaram do programa 522 professores e mais de 18 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental.

Desenvolvido em 13 Estados, o Cooperjovem é implementado por unidades estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), órgão vinculado à Organização Brasileira das Cooperativas (OCB), em parceria com as Secretarias de Educação, cooperativas e escolas.

 

Anterior

Projetos da Escola Municipal Ivo Silveira receberão apoio financeiro do Consórcio Machadinho

Escolas de Capinzal receberam o Troféu Destaque na XIV Feira Regional de Matemática Próximo

Escolas de Capinzal receberam o Troféu Destaque na XIV Feira Regional de Matemática

Deixe seu comentário