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Acadêmico da Unoesc apresentará pesquisa em evento internacional de Engenharia da Mobilidade

22º Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade

 

Um artigo técnico científico escrito por um acadêmico de Engenharia de Produção Mecânica da Unoesc Joaçaba será publicado e apresentado durante o SAE Brasil 2013 – 22º Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade, que ocorrerá no mês de outubro, em São Paulo. O evento reúne grandes empresas do setor, universidades e órgãos governamentais de pesquisa. É referência mundial para pesquisadores da área de Engenharia da Mobilidade, que abrange os setores aeroespacial, ferroviário, náutico, de caminhões, de ônibus e de veículos leves, entre outros.

 

O artigo intitula-se “Desenvolvimento de uma plataforma computacional para avaliação dos dados obtidos a partir da dinâmica de diferentes modos de voo em um simulador de aeronaves”. Foi desenvolvido a partir de pesquisas realizadas pelo acadêmico Everton Spuldaro, da 10ª fase de Engenharia de Produção Mecânica, durante um intercâmbio realizado entre setembro de 2012 e janeiro de 2013 na Universidad de León, na Espanha. Essas pesquisas buscaram avaliar as ações do piloto frente a manobras pré-estabelecidas e como a aeronave respondia a essas manobras, além de verificar a necessidade de piloto automático.

 

Segundo o acadêmico, é um estudo que contribui para a otimização do projeto de uma aeronave tripulada, de modo a reduzir custos em seu desenvolvimento.

 

– Com a simulação e a aquisição dos dados, verificamos se o voo está correto ou não e se atende às normas de voo, o que permite fazer as correções necessárias. Por outro lado, é também uma ferramenta didática que ajuda estudantes de Engenharia Aeroespacial a compreenderem o princípio de funcionamento da aeronave, as variáveis e grandezas físicas que definem o voo e as questões que interferem na qualidade do voo – comenta o estudante.

 

O trabalho prático dessa pesquisa, isto é, as simulações que geraram os dados usados na elaboração do artigo, foram realizados em um simulador de voo do Instituto de Automação e Fabricação da Universidad de León, com o apoio do professor Dr. Jesús Gonzalo de Grado, que coordenada o Laboratório de Aeronáutica desse instituto, e de dois engenheiros aeroespaciais que cursavam doutorado na instituição: Diego Domínguez Fernández e Deibi Lopéz. Os três são coautores da pesquisa, assim como o professor Me. Douglas Roberto Zaions, da Unoesc, que colaborou com a finalização da pesquisa após o retorno de Everton ao Brasil.

 

Outras instituições participantes

 

Este será o primeiro artigo acadêmico de Everton a ser apresentado em um evento de pesquisa. E o estudante não podia ter começado melhor: ao seu lado estarão pesquisadores de universidades e institutos federais, da USP, da Unicamp, de órgãos como a Petrobrás, a Embraer e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA),  de empresas como a Ford, a Fiat, a Volkswagen,a MWM Motores, a MAN Latin America e a Magneti Marelli.

 

– Foram 242 trabalhos aprovados e só os 148 melhores serão apresentados – ressalta Everton, orgulhoso pelo resultado que alcançou.

 

– É um resultado que vem se concretizando ao longo de anos, um conhecimento que foi crescendo com o desenvolvimento de outras pesquisas aqui na Unoesc, que foram base para chegar a um artigo bem elaborado – diz ele, contando que há cerca de dois anos auxilia em estudos desenvolvido por um grupo de acadêmicos e professores do Curso de Engenharia de Produção Mecânica da Unoesc sob a coordenação do professor Douglas Zaions.

 

Fotografias: as fotografias mostram o simulador do Instituto Automação e Fabricação da Unviersidad de León, onde foram feitos os experimentos que embasaram o artigo científico que será apresentado no Congresso SAE Brasil 2013. Na primeira, Everton (ao centro) está acompanhado por Deibi (à esquerda) e Diego (à direita). Na segunda, é possível ver estudantes e pesquisadores trabalhando nas simulações sob a orientação professor Jesús.

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