logo RCN
É tempo de educar e ressignificar a vida

12ª Edição do Simpósio Pedagógico – SIMPE, sendo uma organização e realização da Escola Mater Dolorum de Capinzal

  • - Foto legenda: A palavra foi concedida ao prefeito de Capinzal, Nilvo Dorini; ao presidente do Poder Legislativo (Jairo Luiz Hoffmann); secretária de Educação, Cultura e Esportes (Veranice Maria Lovatel) e a diretora da Escola Matar Dolorum (Giana Carla Martins). O TEMPO jornal de fato registrando o evento e que poderá ser lembrando também na posteridade, já que é imprensa impressa e também online.


A Escola de Educação Básica Mater Dolorum, de Capinzal (SC), realizou nos dias 18 e 19 de maio de 2023, quinta e sexta-feira, a 12ª Edição do Simpósio Pedagógico – SIMPE. Mantendo a tradição como um dos maiores eventos educacionais do Brasil, o Simpósio reuniu grandes nomes da educação e temáticas atualizadas, proporcionando um momento especial de formação para os educadores de toda a região. Organização e realização pela diretora da E. E. B. Mater Dolorum: Giana Carla Martins e equipe Coordenadora do SIMPE 2023.

Sobre o evento: Abertura oficial às 19 de quinta-feira, às 19h, sendo que a programação se estende pelos períodos matutino e vespertino de sexta-feira, 19. Local: Centro Educacional Prefeito Celso Farina, a cedido pela Prefeitura de Capinzal. A Administração Municipal em 2022 cedeu o Centro Social São Francisco de Assis, da Paróquia São Paulo Apóstolo de Capinzal, a qual alugou, porém, para ajudar o Mater adiou a sua transferência em virtude da reforma que vem passando o prédio do poder público. A Prefeitura é a grande colaboradora na realização do evento, pois cede espaço físico para tanto.

PALESTRANTES CONFIRMADOS:

Fabricio Carpinejar (escritor premiado, jornalista com larga experiência em programas de rádio e televisão, influenciador digital com cinco milhões de seguidores nas redes sociais, palestrante e professor de estética. Caracterizado por Luis Fernando Veressimo como: “usina e lerismo” ou dono de uma influente imaginação destacada por Millôr (“Vai, lê ele, devagar, decifra-o e ele te devora”). Fabricio chama a atenção pela contundência e originalidade de suas opiniões. Com 50 livros publicados, e mais de 20 prêmios literários, entre eles duas vezes o prêmio Jabuti. Fabricio é um dos escritores contemporâneos brasileiros mais reconhecidos do país. Tema da palestra: Pensar o sentido da escola é pensar o sentido da vida.

Dr. Geraldo Peçanha de Almeida é psicanalista, pedagogo e doutor em Crítica literária. Autor de mais de 70 livros, entre infantis, para educadores e para pais. Tem trabalhos internacionais com professores e crianças da Alemanha, Itália, Áustria, Bolívia e no Japão. Implantou na África, em Moçambique, um Programa de Leitura es Escrita. Tem 25 anos de experiência em educação e atualmente é diretor do Projeto Pólen. Tema da palestra: “trabalho docente e a escola transformadora”.  

Jane Haddad é pedagoga, psicanalista e mestre em educação. Atuou por mais de 22 anos em escolas como professora, coordenadora pedagógica e diretora. É conferencista e autora dos livros: “Educação e Psicanalise”: Vazio existencial”, “O Que Quer a Escola: Novos Olhares resultam em Outras Práticas” e Cabeça nas Nuvens: orientando Pais e Educadores sobre o Transtorno do Déficit de Atenção. Tema da palestra: Precisamos falar! Como promover uma escola humanizada e inclusiva.     

Marcio Ballas é formado em Marketing e pós-graduado em Psicodrama. Viveu em Paris onde estudou na École Internationale de Théâtre Jasques Lecoq. Integrou os “Palhaços Sem Fronteiras” franceses na África e em campos de refugiados durante a guerra do Kosovo. Foi campeão mundial de improviso no festival internacional de Bogotá. No Brasil foi Palhaço atuando em hospitais pelo grupo “Doutores da Alegria”. Foi apresentador do “É Tudo Improviso” na Band “Cante se Puder” e “Este Artista Sou Eu” no SBT. Tema da palestra: “O Olhar do Sim. Um jeito de olhar para a vida e ver o mundo”.  

Grupo “Tupi Pererê” é formado por artistas da área da música e das artes ciências. Cantando e encantando pessoas de todas as idades. Com aprofundamento pedagógico, os integrantes exercem dupla função, além de artistas, ainda se dedicam às salas de aula como professores. Muitas das histórias, contadas e cantadas, surgem dos materiais vividos e das experiências que colhem nesse trabalho direto com a criança. Ela sopra o caminho e os sentidos. Tema da palestra: ”Barulhando” – Arte, Infância e Educação.

Celso Vasconcellos doutor em educação pela USP e especialista em planejamento escolar. Pedagogo, filósofo, pesquisador, escritor conferencista, e professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação. É responsável pelo Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica (Libertad), prestando serviços de assessoria a diversas escolas e instituições públicas e privadas. Tema da palestra: Alegria de educar – Recompondo a identidade do professor e a aprendizagem dos alunos.   

Participação especial, show com Simão Wolf.

É tempo de EDUCAR e ressignificar a vida.  


Aldo Azevedo / jornalista


Foto legenda: A palavra foi concedida ao prefeito de Capinzal, Nilvo Dorini; ao presidente do Poder Legislativo (Jairo Luiz Hoffmann); secretária de Educação, Cultura e Esportes (Veranice Maria Lovatel) e a diretora da Escola Matar Dolorum (Giana Carla Martins). O TEMPO jornal de fato registrando o evento e que poderá ser lembrando também na posteridade, já que é imprensa impressa e também online.   

Prefeito e Secretária da Educação de Capinzal prestigiam o SIMPE da Escola Mater Dolorum com o tema “Tempo de Educar e Ressignificar a Vida”. Anterior

Prefeito e Secretária da Educação de Capinzal prestigiam o SIMPE da Escola Mater Dolorum com o tema “Tempo de Educar e Ressignificar a Vida”.

LIGEIRINHO 
Recado da Comunidade Próximo

LIGEIRINHO Recado da Comunidade

Deixe seu comentário