logo RCN

Zancanaro e Marlene em visita ao município de Capinzal

  • Aldo Azevedo / jornalista de formação - Legenda da foto: Seila Eliane Ribeiro, candidatos Marlene (para deputada federal) e Zancanaro (a estadual).


   
A visita ocorreu na residência de Seila Eliane Ribeiro, em Capinzal, sexta-feira, 26, pela manhã, sendo do candidato a deputado Estadual, Silvio Alexandre Zancanaro e da candidata da deputada federal Marlene Fengler. Ele de Campos Novos e ela natural de Itapiranga, ambos do PSD.
Zancanaro é empresário, muito família, casado, tem três filhas, 46 anos, é contador com escritório familiar há mais de 52 anos, sendo que a partir dos 16 anos passou por clubes de serviços voluntários, ainda entidades e associações.
Conforme Zancanaro os princípios que leva é ser ficha limpa, sendo que estava no seu segundo mandato de prefeito, antes disto, há duas décadas foi vereador.
Zancanaro formado em Ciências Contábeis, pós-graduado: perícia, auditoria, contabilidade gerencial. Qualificado em MBA no processo e gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, também pela Unisul, de Tubarão (SC), através de intercambio em Portugal.   
Saúde sempre foi uma prioridade,     quando prefeito de Campos Novos abriram 10 leitos de UTI na Fundação Hospitalar Dr José Athanázio, que passaram atender toda a região, digitalizaram toda a rede de saúde do município e reformaram os postos de saúde e o hospital. Sendo deputado sabe que pode garantir recursos para essa área tão importante, sendo a saúde.
A inovação sempre fez parte de sua gestão na Prefeitura de Campos Novos. Diante da pandemia veio a necessidade de digitalizar os serviços públicos para facilitar o acesso à comunidade. Após criar a Central de Atendimento "Agiliza Campos Novos", criaram o aplicativo "Agiliza na Mão". No app, o cidadão encontra diversos serviços públicos sem precisar sair de casa.
O programa beneficia cerca de 800 munícipes que recebem seus medicamentos em casa, sem precisar se deslocar, através das entregas feitas por um motoboy e que abrange TODO o município de Campos Novos!
Sustentabilidade é um dos pilares de sua gestão. Partiram para a prática, criando dois projetos que além de trazerem mais economia para a cidade, reduziram o lixo e tornaram cidade ainda mais verde! Ainda criaram a "Central de Compostagem de Campos Novos" e "Campos Novos Sustentável" que além da conscientização de todas as idades, transforma o lixo que depreda a natureza em adubo para florir as nossas praças!
Uma de suas metas, caso for eleito, é tentar sensibilizar para descentralizar o atendimento da saúde também para o interior dos municípios do Estado.
O candidato Zancanaro, então prefeito reeleito de Campos Novos, município catarinense cuja principal atividade é a produção de grãos, defende que o Estado deve criar um fundo oriundo do ICMS gerado pelo agronegócio. De acordo com o candidato, está previsto para abril do próximo ano o aumento do ICMS oriundo da comercialização de fertilizantes, o que possibilitaria a criação do fundo sem ônus para o governo.
"A ideia é criar um fundo para infraestrutura, mais especificamente para a manutenção das estradas vicinais. Seja em hora máquina, em equipamentos, o fato é que as prefeituras do Oeste, do Meio-Oeste e do Extremo-Oeste não tem mais 'braço' para aguentar as constantes obras que necessitam ser feitas nas estradas por onde passam o escoamento das safras", disse Zancanaro, ao explicar que o índice do aumento ou parte dele poderia ser convertido para essa região, onde se concentra a maior produção agropecuária de Santa Catarina.
A proposta encontra apoio nas lideranças do agro da região e deve ser uma das principais bandeiras do candidato que está percorrendo todos os municípios onde o agronegócio é a principal vocação.
Já são mais de 30 anos sendo voluntário da nossa comunidade, através do Rotaract, da Ordem Demolay, do Lar dos meninos João Didomênico, de Conselhos da Comunidade, da Associação acadêmica Camponovense - ACA, do DCE, do Conselho Regional de Contabilidade, da Associação Comercial e Industrial, da CDL e do Grupo Escoteiro.
Em todas essas oportunidades aprendi que as pessoas precisam estar em primeiro lugar sempre. É nisso que eu acredito!

Quem é Marlene Fengler?
Uma mulher de 54 anos, casada com o Felipe e mãe apaixonada do Antônio, de 14 anos. Filha de agricultores, nasceu em Linha Ipê-Popi, interior de Itapiranga, e tem muito orgulho de suas origens. Ela, as duas irmãs e o irmão ajudavam os pais nos afazeres da casa e da roça, de onde saía o sustento familiar. Para fazer o segundo grau, trabalhou na casa de uma família no centro de Itapiranga.
Mudou-se para Florianópolis aos 17 anos, para fazer faculdade. Cursou Letras, na UFSC. Estudava, trabalhava e para complementar a renda fazia e vendia docinhos.
A carreira:
Formada, aceitou o convite para trabalhar em Brasília em 1995. Foi assessora parlamentar por 12 anos na Câmara Federal e no Senado.
Em Brasília, ajudava os municípios catarinenses a captarem recursos junto ao governo federal. Para se aprimorar, fez um curso que equivale a uma pós-graduação em Políticas Públicas na Espanha.
De volta a Florianópolis, aceitou o convite para trabalhar na Assembleia Legislativa. Foi a primeira mulher chefe de gabinete da Presidência da Alesc. Foi a primeira mulher presidente da Escola do Legislativo e implantou a modalidade de ensino a distância beneficiando milhares de pessoas.
Eleita deputada estadual em 2018 pelo PSD, com 41.684.
O que Marlene fez e faz como deputada estadual?
Entre emendas impositivas e indicações de investimentos estaduais destinou mais de R$ 90 milhões a municípios catarinenses.  Sugeriu a criação da Bancada do Oeste e foi sua primeira coordenadora. Apresentou quase 200 proposições, entre projetos de leis, indicações, moções e requerimentos. Conseguiu aprovar leis beneficiando mulheres vítimas de violência, pessoas com deficiência, crianças com restrições alimentares e pessoas hospitalizadas. Preside a Comissão em Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente e integra as comissões de Finanças, Agricultura, Pesca, Turismo e Meio Ambiente, da Pessoa com Deficiência e Assuntos Municipais. Coordenou audiências públicas no primeiro ano de mandato para debater e definir ações contra a violência doméstica. Participou de dezenas de iniciativas para estimular a participação das mulheres na política. Preside a Escola do Legislativo, que em quatro anos beneficiou quase 130 mil pessoas com formação técnica e cidadã. Integra a Bancada Feminina e defendeu a criação do Observatório da Violência Contra a Mulher e a implantação da Procuradoria da Mulher, da qual é adjunta.

Em Brasília, ela pretende:
Trabalhar para trazer mais recursos para SC, especialmente para recuperação de rodovias federais. Defender o cooperativismo e o agronegócio. Fortalecer a representatividade de Santa Catarina em Brasília. Defender a ampliação dos direitos das mulheres, das crianças e dos adolescentes. Ser uma aliada nas pautas em defesa das pessoas com deficiência. Municipalista, vou defender maior autonomia aos municípios.

Texto jornalístico
O TEMPO jornal de fato entrevistou Zancanaro, objetivando levar informação e conhecimento. Ouça áudio da entrevista com Zancanaro https://otempodefato.com.br/

Aldo Azevedo / jornalista
        


  


Capinzal sedia reunião distrital da FCDL/SC Anterior

Capinzal sedia reunião distrital da FCDL/SC

DEPUTADO BERLANDA ARTICULA DERRUBADA DO VETO DO GOVERNADOR AO PL QUE PROPÕE GRATUIDADE DOS EXAMES DE MORMO E ANEMIA INFECCIOSA Próximo

DEPUTADO BERLANDA ARTICULA DERRUBADA DO VETO DO GOVERNADOR AO PL QUE PROPÕE GRATUIDADE DOS EXAMES DE MORMO E ANEMIA INFECCIOSA

Deixe seu comentário