logo RCN

Webinar debate democracia, o papel da sociedade e das organizações

A ampla maioria dos países atualmente declaram-se democráticos. Entretanto, tais democracias despertam severas críticas. Para o historiador francês, Pierre Rosanvallon, a perda da confiança nas instituições democráticas é o mais característico sinal dos tempos atuais.

No Brasil, muitos acreditam que o sistema político faliu, dada a sua incapacidade de refletir os interesses da sociedade, assegurar a paz social e coordenar ações de melhoria da vida coletiva. Contudo, poder-se-ia questionar se o nosso sistema político não está funcionando exatamente como ele foi projetado para funcionar, promovendo algo que é diferente do interesse público.

O fortalecimento da nossa democracia passa, inevitavelmente, pelo fortalecimento da sociedade, dando voz aos seus cidadãos/cidadãs nas decisões sobre como as coisas são feitas. A participação no processo democrático atende às necessidades de ambos, cidadania e negócios. Governos e empresas precisam atuar com a transparência necessária e a sistemática prestação de contas à sociedade, de forma a promover as condições necessárias ao desenvolvimento e à criação de oportunidades para todos.

Diante deste cenário, este webinar destina-se à discussão da democracia e do papel da sociedade e das organizações na sua promoção e fortalecimento. O evento acontecerá no próximo dia 29 de setembro, às 17h30, no canal do Youtube e Facebook da FECAP.

Inscreva-se: http://www.fecap.br/evento/10451/

Conexões Empresariais

Idealizado pelo coordenador do Centro de Empreendedorismo, Prof. Dr. Edson Barbero, o objetivo do projeto Conexões Empresariais é aproximar desafios enfrentados no dia a dia do empresário com soluções encontradas em pesquisa e ambiente acadêmico.

O projeto surgiu como uma resposta às dificuldades do empresariado, que precisou se adaptar aos obstáculos impostos pela pandemia, escancarando lacunas em questões de gestão e adaptabilidade. Diante da necessidade de se abrir um espaço para que empresas possam expor suas dificuldades e encontrar soluções junto à academia, essa iniciativa se manterá mesmo num cenário pós-pandêmico.

Conheça melhor os participantes

Marketa Jerabek

Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo e pelo Kingdom College (Londres) em Relações Internacionais, com tese em globalização e a qualidade da democracia aplicando a análise de dados em painel.

Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo e Bacharel em Economia Política pela Universidade de Luzern, Suíça. Marketa foi bolsista de pesquisa do NEPEI (Centro de Economia e Política Internacional) da Universidade de São Paulo.

André Roncaglia

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007), doutorando visitante na University of Massachusetts Amherst (2014) e doutorado em Economia do Desenvolvimento pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP (2015).

Atualmente é Professor Adjunto C-1 da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: inflação e política monetária, economia monetária, macroeconomia do desenvolvimento, história do pensamento econômico, economia financeira e economia brasileira.

Marília Pimenta

Doutora em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas, na área de concentração: Paz, Defesa e Segurança (2016). Pesquisadora visitante em Maxwell School-Syracuse University (2015). Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas, na área de concentração: Paz, Defesa e Segurança (2010). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007).

Tem experiência em Ciência Política com ênfase em Relações Internacionais. É pesquisadora do Moynihan Institute of Global Affairs, Institute for National Security and Counterterrorism, em Maxwell School of Syracuse University, pesquisadora/colaboradora do NUPRI-USP, e pesquisadora/ colaboradora do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais-IEEI-UNESP. Docente no Centro Universitário FECAP, onde também é coordenadora do curso de graduação em Relações Internacionais, coordenadora do curso de pós-graduação em Negócios Internacionais e coordenadora do Comitê de Internacionalização. É sócia da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) e sócia da International Studies Association (ISA). Na ABRI é coordenadora da Área Temática: Ensino, Pesquisa e Extensão.

Jésus Gomes

Graduado e mestre em Administração de Empresas (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) e doutor em Ciências Sociais (PUC/SP). Professor em tempo integral do Centro Universitário FECAP, com atuação na Graduação e no Mestrado. Foi membro do CONSUNI (Conselho Universitário), do CONSEPE (Conselho de Pesquisa) e do Conselho de Curadores da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Foi Ouvidor da Secretaria de Economia e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo. É membro fundador do grupo de estudos "A Vida das Ideias: Democracia, Sociedade e Administração Pública".

No Mestrado orienta pesquisas na linha de Estratégia e Governança, com foco especial em pequena e média empresa, administração pública e governo. É consultor de empresas para as questões de estratégia, reestruturação, produtividade, inovação e transparência. Atua como palestrante, abordando, sobretudo, liderança, propósito, inovação, democracia e transparência e controle social das organizações.


Sobre a FECAP

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade em todos os seus cursos: Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos. Dentre os diversos indicadores de desempenho, comprova a qualidade superior de seus cursos com os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do IGC (Índice Geral de Cursos), no qual conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.



Vagner Lima


Enercan e Baesa doam ventilador pulmonar portátil para o HUST Anterior

Enercan e Baesa doam ventilador pulmonar portátil para o HUST

Caixa paga R$ 2,6 bilhões de auxílio a 4 milhões de beneficiários Próximo

Caixa paga R$ 2,6 bilhões de auxílio a 4 milhões de beneficiários

Deixe seu comentário