O TEMPO SITE 10 09 2017 EXATO.jpg

VOLTANDO NO TEMPO

Dr. Nelson de Souza Infeld - Foi o primeiro prefeito do município de Ouro


1989 - 2022 - são 33 anos de trabalho prestado.


        Ouro foi elevado a categoria de município em 07 de abril de 1963, há 59 anos.
        - Dr. Nelson de Souza Infeld - Foi o primeiro prefeito do município de Ouro, nomeado pelo Governador do Estado. O convite lhe foi feito pelo prefeito de Capinzal, Sílvio Santos, que via nele a pessoa ideal para organizar um novo município, o qual se desmembrava de Capinzal. Seu mandato iniciou-se em 07 de abril de 1963, quando da instalação do Município, findando em 27 de outubro do mesmo ano. Infeld era um jovem advogado e foi muito importante para as primeiras ações da administração. Houve a necessidade de se organizar um sistema contábil e financeiro para que os registros e a movimentação financeira pudesse ser realizada.
      Foi composta uma equipe bastante enxuta para a organização burocrática e outra para os serviços de manutenção e conservação das vias urbanas e rurais, bem como as artes correntes. As pontes eram construídas de madeira, e os bueiros com pedras sobrepostas.  Na cidade havia os chamados portões ou cancelas, que eram fechados nos dias chuvosos, apenas com liberação para veículos que estivessem atendendo situações de emergência, como o transporte de pessoas para serem atendidas nos hospitais de Capinzal. Um era localizado na saída para Joaçaba, ali próximo da Cadeia Pública, defronte a residência de Rozimbo Baretta, que detinha as chaves do mesmo. Um segundo portão era localizado nos altos da Rua Presidente Kennedy, que era controlado por Valdemar Dambrós, popularmente chamado de "Baitaca". O terceiro, era localizado nas proximidades da residência de Waldemar Dambrós, este cognominado de "Corote", uns 100 metros ao sul da atual Unidade sanitária Central. Os jipes Willys eram tracionados apenas nas rodas traseiras e eram colocadas correntes nos pneus para a rodagem em dias chuvosos. O mesmo acontecia com os caminhões e pick-ups que traziam porcos para o abate no Frigorífico Ouro, localizado em Capinzal.
     As bases organizacionais implementadas por Nelson de Souza Infeld foram fundamentais para que o município criasse as próprias leis que eram submetidas para apreciação e aprovação dos vereadores que compunham a Câmara Municipal. A formação como advogado foi relevante sob todos os aspectos de sua administração.


ATENÇÃO - Deixe registrado o passado nas páginas de O TEMPO jornal de fato, o que poderá ser visto também na posteridade, para tanto, mande foto e as informações.

Aldo Azevedo / jornalista

Aldo Azevedo - jornalista /Vice-prefeito Rene Modena, Dr. Nelson de Souza Infeld ? Foi o primeiro prefeito do município de Ouro e o prefeito Claudir Duarte (Dire).

Aldo Azevedo - jornalista /Discurso do Dr. Nelson de Souza Infeld - Foi o primeiro prefeito do município de Ouro

Aldo Azevedo - jornalista /Dr. Nelson de Souza Infeld - Foi o primeiro prefeito do município de Ouro com familiares.

Aldo Azevedo - jornalista /Dr. Nelson de Souza Infeld - Foi o primeiro prefeito do município de Ouro


Aldo Azevedo - jornalista /Dr. Nelson de Souza Infeld - Foi o primeiro prefeito do município de Ouro










Imagens




Contatos