logo RCN

UM SEGREDO QUE PODE SER REVELADO

  • - Evani Marichen Lamb Riffel - Pedagoga e Psicopedagoga

Evani Marichen Lamb Riffel Pedagoga e Psicopedagoga

      Estimado/a leitor/a, a leitura de hoje é "O Segredo", segredo que se pode ter em mãos, é revelável, e a muitos foi revelado no decorrer da história... Um segredo milenar, secular, que foi compreendido por grandes gênios da humanidade: Platão, Galileu, Beethoven, Edison, Einstein, e outros grandes cientistas, inventores, teólogos e célebres pensadores...

      Para começo de leitura, afinal: -O que é "segredo"?

      Segundo o Aurélio, segredo é algo sigiloso; o que não pode ser revelado; assunto; manobra; conhecido só de uns poucos; mistério; enigma; lugar oculto...

      ...Porém, "O Segredo" que aqui menciono é um livro revelador, cuja autora é Rhonda Byrne, em sintética resenha o texto enreda sobre o poder da atração: de pessoas, de coisas, de conquistas, de realização pessoal. Enfim discorre sobre como atrair prosperidade através de atitudes positivas e pensamento positivo. O mencionado livro ensina técnicas, expõe exemplos, relata em depoimentos a conquista do segredo.

      Leitor(a), leia o segredo ou assista o filme!!... Na certeza de atrair prosperidade na vida.

            Enfim, pirlimpimpim, vamos para uma bela história a ilustrar como os humanos se comportam diante da verdade da vida, e... Ela, a vida, a verdade da vida, o segredo da vida, continua uma incógnita para aquele que não quer ver...

Reconto: Os Cegos e o Elefante

       Em tempos distantes, num longínquo lugarejo da Índia habitavam sete cegos. Recebiam pessoas que vinham em busca de bons conselhos, pois eram sábios.

      Apesar de serem amigos, uma rivalidade entre os cegos sábios resultou na separação de um deles, que foi recolher-se em meditação no alto de uma montanha pois, acreditava que eram cegos para melhor ouvir e compreender as pessoas, e dar conselhos sábios sobre a verdade da vida.

      Certo dia, chegou àquele lugar um comerciante conduzido por um enorme elefante branco. O fato chamou a atenção de muitos curiosos que saíam às ruas para vê-lo passar. A notícia deste fato chegou até os seis sábios cegos! Também eles foram reconhecer o famoso animal, sem poder enxergar, um a um, até o sexto sábio cego, apalpavam o animal sem saber como era um elefante.

      Aconteceu que cada qual reconheceu uma parte diferente do corpo do elefante, então houve dúvidas e nova rivalidade sobre a real identidade do animal. As denominações foram diversas: da tromba até a pequena cauda, às partes reconhecidas cada qual atribuiu semelhanças e diferenças ao que lhes era familiar em conhecimento do mundo animal.

(...)

      Enquanto debatiam aos gritos quem estava certo, veio o sétimo cego da montanha, guiado por um menino generoso. O sábio cego solicitou ao menino que contornasse no chão arenoso, a forma do animal. O menino, prontamente, munido de pequeno graveto, desenhou o animal que foi contornado calmamente pelos hábeis dedos do cego, que no final deduziu e proferiu:

-Acalmem seus ânimos, por favor, todos estão certos e todos e errados ao mesmo tempo!

      Mas... É assim mesmo que os humanos se comportam diante da verdade, do segredo da vida, apropriam-se apenas de parte da verdade pensando que é o todo e... alguns muitos, continuam sempre tolos! (Reconto de um conto do Folclore Mundial- in Lá vem a história. PRIETO, Heloisa)

P. S.

*Conto é um gênero textual narrativo, onde os heróis encontram obstáculos antes de triunfar sobre o mal, a dúvida ou a mentira; histórias que envolvem seres especiais ou fantásticos em metamorfoses, encantamentos, cujos personagens são: sábios, fadas, princesas, bruxas, dragões, reis, rainhas...


DOS 34 ANOS DO DORINI SUPERMERCADO Anterior

DOS 34 ANOS DO DORINI SUPERMERCADO

Alok doa remix de música para campanha sobre uso de máscara do Todos pela Saúde Próximo

Alok doa remix de música para campanha sobre uso de máscara do Todos pela Saúde

Deixe seu comentário