logo RCN

TODO DIA É DIA DE LEITURA Por Luiz Carlos Amorim

Por Luiz Carlos Amorim - Escritor, editor e revisor, cadeira 19 na Academia SulBrasileira de Letras, Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, com 43 anos de trajetória. http://luizcarlosamorim.blogspot.com/

O dia primeiro de outubro de 2015 é o Dia de Ler. Uma iniciativa da Secretaria da Cultura de Barueri, SP, fez com que mais de 93 mil pessoas aderissem ao projeto DIA DE LER – TODO DIA, participando de sessões de leitura, das 9 da manhã até as 21 horas. Gente de todas as profissões, de todas as religiões, de todas as cores, de todos os graus de instrução leram, naquele dia, qualquer texto, desde bula de remédio, passando pelo gibi, pelo jornal, indo até os clássicos da literatura, não esquecendo a Bíblia, é claro.

Em vista do retumbante sucesso da experiência, optou-se por uma edição nacional do projeto. De maneira que o dia primeiro de outubro é o dia da mobilização nacional pela leitura. Os coordenadores da mobilização DIA DE LER – TODO DIA pretendem envolver o maior número de pessoas em todo o Brasil, fazendo com que cada um leia um pouco ou um pouco mais.

Vale tudo, com já dissemos: quadrinhos, manuais, receitas, jornais, revistas, folhetos, livros, na maratona da leitura que durará doze horas. O objetivo, claro, é incentiva o hábito da leitura, coisa que fazemos há um bom tempo, assim como também chamar a atenção de pais, professores, governantes e de toda a sociedade para a importância do ato de ler.

A leitura é aquisição de conhecimento, é entretenimento, é exercício de fantasia, de imaginação. O livro é o guardião da história da humanidade, o registro de tudo o quanto o ser humano já fez neste mundão de Deus. O receptáculo de toda a inteligência do homem, até das teorias do que poderá vir a ser o futuro. Literatura é, na verdade, conhecimento, descobrimento, emoção, libertação. Então, toda iniciativa no sentido de incutir o gosto pela leitura e o hábito de ler é meritória. E esta é a proposta do projeto DIA DE LER – TODO DIA.

Além de atrair as pessoas para a prática da leitura, o próprio nome do projeto já sugere que ler é uma coisa para se fazer todo dia. Nem que seja meia dúzia de linhas, uma página: é isso que nos levará ao hábito de ler.

Então, temos compromisso marcado para o dia primeiro de Outubro: vamos nos juntar a todos aqueles que aderirem ao projeto DIA DE LER em nossas cidades para praticarmos a leitura, e vamos transformar outubro no mês da leitura. Aliás, todo dia é dia leitura.

Luiz Carlos Amorim

Fundador e presidente do Grupo Literário A Ilha em SC, com 43 anos de atividades e editor das Edições A Ilha, que publicam a revista Suplemento Literário A Ilha, a revista ESCRITORES DO BRASIL e mais de 100 livros editados. Eleito Personalidade Literária pela Academia Catarinense de Letras e Artes. Ocupante da cadeira 19 da Academia Sul Brasileira de Letras. Editor do portal Prosa, Poesia & Cia. Mantenedor do portal PROSA POESIA E CIA: Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br  e autor de 35 livros de crônicas, contos, poemas, infanto-juvenil, três deles publicados no exterior.  Blog:   http://luizcarlosamorim.blogspot.com/

Economia é ciência?
Mario Eugenio Saturno Anterior

Economia é ciência? Mario Eugenio Saturno

PRECISAMOS APRENDER COM AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS!
Professor Me. Ciro José Toaldo Próximo

PRECISAMOS APRENDER COM AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS! Professor Me. Ciro José Toaldo

Deixe seu comentário