logo RCN
LEI DA INTEGRAÇÃO

Sistema FAESC/SENAR avança na estruturação das CADECs em SC

  • MB Comunicação Empresarial/Organizacional - Reunião da Cadec em Videira.

Produtores recebem assessoria técnica e jurídica gratuita para fortalecer cadeias integradas da avicultura, suinocultura e fumicultura

O Sistema FAESC/SENAR-SC iniciou o ano com avanços na organização das Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) nas cadeias da avicultura, suinocultura e fumicultura no Estado. O objetivo é fortalecer e organizar os produtores rurais integrados por meio de estrutura técnica e jurídica gratuita, disponibilizada pela entidade aos catarinenses.

O atendimento das demandas dos produtores integrados vem sendo realizado pela FAESC desde outubro do ano passado. O prestador de serviço de instrutoria Erno Menzel, vem acompanhando as reuniões e ministrando capacitações em diversas regiões do Estado para esclarecer dúvidas sobre a legislação, realizando levantamento de custos de produção, assessorando os produtores integrados, membros das Cadecs e mediando as negociações com as agroindústrias (integradoras), com apoio da Assessoria Técnica e Jurídica da FAESC.

Criada pela Lei da Integração (Lei 13.288/2016) para promover a transparência na relação contratual entre produtores integrados e agroindústrias, a Cadec tem como objetivos a elaboração de estudos e análises relacionados às cadeias produtivas e ao Contrato de Integração Vertical; o acompanhamento e apreciação dos padrões mínimos de qualidade exigidos para os insumos e produtos objetos do contrato; o estabelecimento de sistemas de acompanhamento e avaliação do cumprimento dos encargos e obrigações dos contratantes; o esclarecimento de dúvidas e solução de litígios entre os produtores integrados e a integradora; a definição de requisitos técnicos e financeiros a serem empregados na atualização de indicadores agropastoris e a formulação de um plano de modernização tecnológica da integração.

O presidente do sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, explica que as Cadecs em Santa Catarina estão sendo orientadas, assessoradas e fortalecidas pelo Sistema FAESC/SENAR em parceria com os Sindicatos Rurais. "Estamos capacitando os produtores, prestando assessoria técnica e treinando-os gratuitamente para definirem estratégias, participarem das negociações diretamente com as agroindústrias e alcançarem melhores resultados em conjunto", grifa o dirigente.

Em janeiro, foram oito promovidos encontros promovidos em Chapecó, São Miguel do Oeste, Ipumirim, Itaiópolis, Videira e Seara nas cadeias de avicultura e suinocultura. Em fevereiro, nas mesmas cadeias, estão agendadas reuniões nestes municípios, além de Concórdia e Itapiranga para levantamento e validação de custos de produção. O trabalho segue durante o ano todo, também na cadeia do Tabaco que iniciará os encontros nos próximos dias.

Para ter acesso à estrutura montada pelo Sistema FAESC/SENAR-SC, os produtores rurais e os representantes das agroindústrias podem entrar em contato com os Sindicatos Rurais nos municípios ou pelos e-mails da Federação: cadecsuinocultura@faesc.com.br, cadecavicultura@faesc.com.br e cadecfumicultura@faesc.com.br.


MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Jornalista Responsável - Marcos A. Bedin - MTE SC 00085-JP


Sicredi UniEstados dá início ao período de assembleias 2021 Anterior

Sicredi UniEstados dá início ao período de assembleias 2021

EDUCAÇÃO REALIZA TREINAMENTO COM GRUPO DE PROFESSORES SOBRE USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS EM PIRATU Próximo

EDUCAÇÃO REALIZA TREINAMENTO COM GRUPO DE PROFESSORES SOBRE USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS EM PIRATU

Deixe seu comentário