logo RCN

Santa Catarina projeta aumento de 18% na safra de trigo

  • Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural - Santa Catarina é o quinto maior produtor de trigo do País e as expectativas do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) são de aumento na produção, área plantada e produtividade (Foto divulgação/Epagri).

Com o plantio 2020/21 praticamente concluído, Santa Catarina espera colher uma safra 18% maior do que a anterior. O estado é o quinto maior produtor de trigo do país e as expectativas do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) são de aumento na produção, área plantada e produtividade. 

O clima seco e frio acaba favorecendo as plantações e a cultura tem apresentado excelente desenvolvimento em todo estado. As estimativas da Epagri/Cepa são de que Santa Catarina tenha um aumento de 9% na área plantada em relação à safra anterior, chegando a 55,2 mil hectares plantados. A produtividade média também deverá crescer, passando dos 3.047kg/ha obtidos na safra passada para uma expectativa atual de 3.321kg/ha, acréscimo de 9%.

"O aumento da área plantada pode ser explicado pelos bons preços da saca de trigo pagos ao produtor nos últimos meses e também pela previsão de um inverno com pouca chuva, o que favorece a cultura em termos de fitossanidade e rendimento médio", explica o engenheiro agrônomo e analista da Epagri/Cepa, João Rogério Alves.

Na região de Curitibanos, que contempla o município de Campos Novos, o crescimento esperado na produção é de 63% em comparação à safra 2019/20, chegando a 37,9 mil toneladas, com um aumento de 24% na área plantada. A produção de trigo em Santa Catarina está concentrada em três grandes regiões: Canoinhas, Curitibanos e Chapecó.

Mercado

No mês de agosto as cotações do trigo estão em alta. Em Santa Catarina, no mercado balcão, a valorização da saca de 60 kg do cereal chegou a 2,4%, passando de R$ 55,01 em junho para R$56,35 em julho. Em comparação com o ano anterior, o aumento nos preços pagos ao produtor chegou a 34%. A expectativa para os próximos meses é de aumento na demanda pelos derivados de trigo.

As informações sobre o acompanhamento de safras e mercados estão disponíveis no Boletim Agropecuário, elaborado pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa).



Ana Ceron

Assessoria de Imprensa

Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural

Site: www.agricultura.sc.gov.br

 


Secretaria da Agricultura cria novos programas de apoio para produtores rurais atingidos por fenômenos climáticos extremos Anterior

Secretaria da Agricultura cria novos programas de apoio para produtores rurais atingidos por fenômenos climáticos extremos

Diversidade econômica favorece a criação de empregos em todas as regiões de SC Próximo

Diversidade econômica favorece a criação de empregos em todas as regiões de SC

Deixe seu comentário