logo RCN

RX de tórax um dos exames mais solicitados

  • - Claudio Adão Andreis.

Claudio Adão Andreis; técnico em Radiologia Medica, técnico em Enfermagem, graduado em Ciências Biológicas, especialista em gestão e educação ambiental, especialista em docência no ensino superior e professor do curso técnico em Radiologia Medica.

 

Radiografia de tórax, comumente chamada de raio-X de tórax é uma imagem semelhante a uma fotografia do coração e dos pulmões, que usa uma pequena dose de radiação para criar uma imagem. Com a radiografia de tórax avalia-se os pulmões, o tamanho e contorno do coração, mediastino, pleura, diafragma e os ossos da caixa torácica (costelas, esterno e vértebras). Esse é um dos exames médico mais realizado. O raio X do tórax é feito para verificar doenças ou anormalidades do coração, dos pulmões, dos ossos ou vasos sanguíneos no tórax. O médico pode solicitar um raio X do tórax em resposta a determinados sintomas ou para ajudar a diagnosticar um problema médico.

Entre os sintomas que podem requerer um raio X do tórax estão:Tosse intensa ou persistente, Dor no peito, Lesão no tórax, Tosse com sangue, febre, Falta de ar, Quedas, etc.

Os seguintes problemas podem ser diagnosticados por um raio-X do tórax: Problemas em vasos sanguíneos, doença cardíaca congênita, insuficiência cardíaca congestiva, fraturas das costelas, defeitos da válvula cardíaca, câncer de pulmão, disseminação de câncer para os ossos, Efusão pericárdica (fluidos em torno do coração), pneumonia e edema pulmonar (líquido nos pulmões).

As imagens são obtidas de duas perspectivas diferentes, uma lateral e uma frontal. Um técnico de radiografia o posicionará de acordo com o tipo de equipamento de radiografia usado. Mais comumente, será solicitado que você permaneça virado de frente para o equipamento de radiografia com as mãos para cima ou para o lado. Será solicitado que você respire profundamente e segure a respiração enquanto a radiografia estiver sendo realizada. Também será solicitado que você permaneça parado o máximo possível enquanto a radiografia está sendo obtida. Você pode sentir uma sensação de frio devido ao contato do material radiográfico na sua pele. O pulmão tem uma densidade relativamente baixa, e como se fosse um balão necessitando estar insuflado de ar para melhor delimitar seus contornos anatômicos e melhor interpretar sua fisiologia e detecção de possíveis patologias que possam acometer o órgão.

 

É BOM SABER... Anterior

É BOM SABER...

GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL I I I Próximo

GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL I I I

Deixe seu comentário