logo RCN

REITOR ADELCIO DESTACA DIA DO ESCRITOR

  • Jor. Adelcio Machado dos Santos (MTE/SC nº 4155 - JP) Diretor da Associação Catarinense de Impren - Adelcio Machado

Jor. Adelcio Machado dos Santos (MTE/SC nº 4155 - JP) Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI).

O Reitor da Uniarp e Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, destacou o transcurso do Dia do Escritor.

Para Adelcio, o desenvolvimento do conhecimento é sempre benéfico. Deve estar clara para o pesquisador a relevância de um tema, que possa dirigir-se genericamente a três beneficiários: a sociedade, a ciência e a escola.

Um tema tem relevância social quando seu desenvolvimento e suas conclusões acenam com uma contribuição direta para a sociedade. Isto é, ajudará a melhor encaminhar ou sanar uma necessidade social concreta.

A relevância científica é característica daquele tema que, desenvolvido contribui para melhor esclarecer/resolver um problema detectado ou previsto no curso de um estudo ou pesquisa científica.

Relevância acadêmica é característica do tema que, desenvolvido contribui para o ensino/aprendizado a respeito de uma necessidade ou de um problema humano.

Destarte, pode-se utilizar a literatura, mormente os romances, para formação dos profissionais das licenciaturas. À título de exemplo, "O Ateneu", da lavra de Raul Pompéia, pode fornecer clarificações acerca do impacto da escolarização na vida das pessoas.

Sobre a linguagem torna-se importante observar o enunciado de Nicola (2005, p.315), onde afirma que para Rousseau, no Ensaio sobre a Origem das Línguas, assegura que a linguagem nasceu sob o estímulo das emoções, não da utilidade social, como sustentava Demócrito, ou depois de uma planificação racional.

Para resolver todos os problemas práticos da vida bastam os gestos e as ações; é somente para significar o amor que as palavras se tornam imprescindível.

A primeira linguagem dos homens era, portanto, poética, expressiva, ligada aos estados de ânimo. Depois vieram as gramáticas: ganhou-se em clareza, mas perdeu-se em poesia.

 

 

 


 

HOJE É O NOSSO DIA! Anterior

HOJE É O NOSSO DIA!

Remédios muito caros Próximo

Remédios muito caros

Deixe seu comentário