logo RCN

REITOR ADELCIO APLAUDE DIA MUNDIAL DO TURISMO

  • - Adelcio Machado

Jor. Adelcio Machado dos Santos (MTE/SC nº 4155 - JP) Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI).

O Reitor da Uniarp e Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, aplaudiu o transcurso do Dia Mundial do Turismo, dia 27 de setembro.

Explica Adelcio que os deslocamentos humanos constituem uma característica da humanidade. Destarte, o humano deslocou-se para ocupar todas as partes do planeta, desde os lugares mais frios aos mais quentes, avançando na terra, no mar e no ar.

Com Heródoto muitos gregos deslocavam-se motivados pela religiosidade, visitando santuários ou participando de competições esportivas. No império romano foram as famosas "vias" que permitiram o surgimento da procura pelas Termas.

Essa busca irá exercer a mesma função motivadora religiosa nos antigos gregos, entretanto voltada para o lazer ou a terapia. Ainda que no século XIX as famílias britânicas abastadas propagaram o costume do grand tour, viagem pelas capitais européias, e especialmente pela Itália, para conhecer as belezas e atrações do continente.

 Estabeleciam-se, assim, as bases de um fenômeno, o turismo, que no século seguinte se converteria numa atividade econômica e social. Por turismo é considerada toda a ação de viajar por prazer, esporte, lazer e desejo de se instruir.

A palavra origina-se do francês tourisme, derivado de tour, em que está implícita a idéia de retorno.

 O grande volume dos intercâmbios culturais, e, sobretudo, comerciais, proporcionado pelo turismo tiveram início na segunda metade do século XX, quando se criou uma indústria de grandes dimensões.

Desde então, o turismo é uma das principais fontes de divisas de muitos países, que, apoiados numa sólida infraestrutura - desde linhas de comunicação e meios de transporte até a organização preparada para receber o viajante -, oferecem a seus visitantes, belezas naturais, praias, tesouros artísticos e vários outros atrativos.

Por fim, o Reitor Adelcio salienta a importância da Economia do Futurismo.

SEJA BEM-VINDA, PRIMAVERA Anterior

SEJA BEM-VINDA, PRIMAVERA

Próximo

Mal-intencionados

Deixe seu comentário