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Recado da comunidade

  • Julio Cavalheiro -

Governo do Estado de SC transforma um sonho em realidade

Este Editorial escrevemos em 04 Fevereiro 2016, sendo SC-458 (JABORÁ/OURO E CAPINZAL/CAMPOS NOVOS), em que Canhoto foi quem lançou a feliz ideia da pavimentação asfáltica da Estrada da Produção 

Leonildo Bortoli, popularmente conhecido por Canhoto, há 25 anos apresentou a sugestão de pavimentação asfáltica da Estrada da Produção, sendo a ligação das BR-282, SC-303 (hoje SC-150), SC-458 e BR-470, para tanto, apesar de ser homem público, pagou matéria de capa inserida em O TEMPO - um jornal de fato.

A pavimentação da construção asfáltica da estrada de Presidente Castelo Branco, Jaborá, Capinzal, Zortéa, Campos (SC) a Barracão (RS) foi uma sugestão do ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal e conceituado empresário da época, Canhoto, sendo que a matéria "Estrada da Produção" foi publicada na edição de nº114, quando este periódico tinha três anos de atividade e circulava na quarta-feira, num registro datado em 25 de setembro de 1991.

A matéria da Estrada da Produção visava o progresso, para tanto, necessitava ser pavimentado o trajeto de 32 quilômetros na interligação dos municípios de Jaborá ao distrito de Santa Lúcia (Ouro) e depois que fosse concluída a pavimentação da SC-458 Capinzal, Zortéa a Campos Novos e a construção da Ponte de Barracão.

É bom registrar, Canhoto era amigo do peito de Hilton Pedro Paggi, outro grande defensor da conclusão da pavimentação asfáltica da SC-458, para tanto, foi o prefeito que realmente lutou por esse feito, prova disto, lançou o Projeto Desafio com a construção de mais de 200 residências para que o Estado no governo de Vilson Pedro Kleinübing desse como contrapartida a construção do asfalto. Paggi e Kleinübing honraram com a palavra, um viabilizou a construção de casas populares que amenizou o déficit habitacional e Kleinübing prosseguiu investindo recursos próprios na estrada. Mais tarde abandonada no governo de Paulo Afonso Evangelista Vieira, em seguida veio Esperidião Amin Helou Filho e colocou no BID-4 contando com o voto favorável do deputado estadual Romildo Titon, consequentemente, no com o governo de Luiz Henrique da Silveira deu a contrapartida para a concretização de um antigo sonho.

Com a conclusão da ponte de Barracão, na divisa de Campos Novos (SC) e Barracão (RS), por ele também apontado, encurtou a distância até Porto Alegre (RS) em aproximadamente 100 quilômetros.

Segundo Canhoto, em governos passados havia sido traçado uma estrada que passaria na localidade Linha Residência (Capinzal), onde seria ali construída a segunda ponte sobre o Rio do Peixe, servindo para desviar o trânsito de veículos do centro das cidades coirmãos, Capinzal e Ouro.

Na Administração Municipal de Apolônio Spadini, 73/77, conseguiu trazer para Capinzal a primeira linha de ônibus da região, que é feita até hoje pela Empresa Reunidas, saindo de Porto União até Piratuba, a qual veio aumentar suas linhas de abrangência. Antes disto, só existia o transporte coletivo feito pela Empresa Expresso Ipira, a qual não atendia as necessidades da comunidade.

Na gestão Administrativa 83/89, de Celso Farina, quando a Câmara Municipal de Vereadores concedeu o título de "Honra ao Mérito" ao Dr. Paulo Macarini, Dr. Lourenço Brancher e Dr. Ricardo Baratieri, na mesma ocasião foi atendido pedido de implantação de uma Agência da Previdência Social - IAPAS para Capinzal, a qual é realidade, hoje o INSS. "Nós temos que exigir o que queremos, pois nada cai do céu de mãos-beijadas, devemos ir à luta", foram às palavras do saudoso Canhoto.

Leonildo Bortoli, o Canhoto, foi um homem que vislumbrava horizontes.

Editorial da época e que agora é uma feliz realidade a estrada da produção.


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