logo RCN

Proposta amplia permissão para conduzir trailers e reboques

  • Eduarda Molossi - Assessoria Deputado Peninha - Projeto do deputado Rogério Peninha (MDB/SC) simplifica a legislação para habilitados nas categorias B e C

Projeto do deputado Rogério Peninha (MDB/SC) simplifica a legislação para habilitados nas categorias B e C

Uma proposta apresentada pelo deputado federal catarinense Rogério Peninha Mendonça pretende alterar o Código de Trânsito Brasileiro para facilitar a condução de trailers, reboques, semirreboques e unidades articuladas para quem possui CNH nas categorias B e C.  

A medida tem o objetivo de revogar uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (789/20) que tornou a questão inespecífica e trouxe insegurança quanto à habilitação necessária. Com a nova norma, é exigida a categoria E aos condutores de unidades articuladas com peso superior a 6 toneladas.

 "Abaixo das 6 toneladas, há insegurança ao transitar pelas vias, não se sabe exatamente qual a categoria necessária. Essa lacuna tem prejudicado até mesmo os investimentos no setor e travado o fomento ao turismo e esporte na área", justifica Peninha.

Alterações conforme o peso

O PL 3827/20 propõe as seguintes regras, conforme o peso do trailer ou reboque:

Categoria B - até as 3,5 toneladas;

Categoria C - até 6 toneladas;

Categoria E - se exceder 6 toneladas.

Para o autor do projeto, o texto traz clareza às normas e proporciona, àqueles que possuem CNH categoria B e já conduzem este tipo de veículo, tranquilidade para ir às estradas. A Associação Nacional dos Fabricantes de Trailers, Reboques e Engates (ANFATRE) já manifestou apoio ao PL.

Eduarda Molossi - Assessoria Deputado Peninha


Governador assina decreto para regulamentar Lei Estadual de Defesa Sanitária Vegetal Anterior

Governador assina decreto para regulamentar Lei Estadual de Defesa Sanitária Vegetal

Governo abre mercado nacional para produtos artesanais catarinenses Próximo

Governo abre mercado nacional para produtos artesanais catarinenses

Deixe seu comentário