logo RCN

Programa Cidade Empreendedora identifica oportunidades

  • MB Comunicação Empresarial/Organizacional - Reunião virtual do Programa Cidade Empreendedora com o município de Galvão

Município de Galvão busca a diversidade de atividades econômicas

Acompanhar as soluções que são desenvolvidas no município pelo Programa Cidade Empreendedora, analisar o comprometimento da equipe e nivelar as expectativas de todos os envolvidos na ação e nos resultados esperados. Com esses objetivos, o Sebrae/SC promoveu, na última semana, reunião virtual com os servidores municipais de Galvão, no oeste catarinense.  

O programa, que visa promover a transformação local por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento, é realizado desde julho deste ano. Até dezembro estão previstas a execução de 15 soluções em quatro eixos: liderança - atores de desenvolvimento; desburocratização; Sala do Empreendedor e compras governamentais.

"Pelo programa é possível realçar os potenciais locais e direcionar ações para alavancar nichos de mercado no momento adequado, por isso a ênfase é identificar e desenvolver novas atividades econômicas. Estamos cercados de profissionais qualificados e de servidores comprometidos para transformar a realidade local e gerar oportunidades", afirmou a analista técnica do Sebrae/SC, Carolini Demeterko.

Eixos de atuação

No eixo liderança - atores do desenvolvimento, a consultora Simone Grobe faz o acompanhamento do agente de desenvolvimento e o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Sergio Vicari, realiza o report mensal do projeto (detalhamento das soluções realizadas no município).

Para efetivar a desburocratização dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Michele Endler Menzel, trabalha com foco na regulamentação da Lei da Liberdade Econômica e no enquadramento empresarial simplificado. "Nossa dedicação refletirá diretamente nas atividades da Sala do Empreendedor e a intenção é de que seja muito favorável para o desenvolvimento do município", propõe.

Na Sala do Empreendedor estão previstas consultorias (estruturação e alinhamento do serviço; acompanhamento e adequação da legislação municipal que atenda as exigências da Lei Complementar 123/2006; atendimento e suporte aos microempreendedores individuais); apoio (pacote de comunicação e apoio aos empresários com soluções Sebrae/SC) e capacitação (semestral dos atendentes do serviço).

Segundo a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Simobe Grobe, o município nomeou uma servidora que atuará como agente local de desenvolvimento, que está sendo capacitada para esclarecer as dúvidas e orientar os empresários. "A Sala do Empreendedor estará situada junto à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a inauguração da estrutura está prevista para o dia 1º de setembro, às 19 horas", destacou.

No eixo de compras governamentais são realizadas consultorias, acompanhamento das adequações das legislações municipais, fomento da agricultura, plano de compras e capacitação dos servidores municipais do setor. "Até o momento conversamos com os setores de Compras e Jurídico. Estamos trabalhando com o planejamento de compras, o levantamento das aquisições futuras e no fomento da agricultura, que contará com a colaboração da Epagri, da nutricionista no município e da Secretaria Municipal da Agricultura. Toda atuação está em sintonia com o setor jurídico, que pontou todas as demandas locais, pois nossa intenção é de que o programa tenha êxito", relatou o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Alexandre Tonini.

MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP

Matrícula SJPSC 0172

MB Comunicação Empresarial/Organizacional



Água Doce foca expansão no modelo Express Anterior

Água Doce foca expansão no modelo Express

Curso de Direito antecipa coleta de doações da 22ª Jornada Jurídica para ajudar vítimas do tornado Próximo

Curso de Direito antecipa coleta de doações da 22ª Jornada Jurídica para ajudar vítimas do tornado

Deixe seu comentário