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PROFESSOR (A) E ESTUDANTE PRECISAM SER OUVIDOS

Muitas vezes na escola ou na universidade somos pegos de surpresa com mudanças provenientes de novas políticas educacionais...


Diante de novos projetos, programas, mudanças, nós professores sempre devemos nos perguntar: de onde veio isso? Que demandas está atendendo? Em quais estudos da realidade educacional estão fundamentadas essas políticas.
Professores (as) são aqueles que mais profundamente conhecem a realidade educacional porque conhecem cada um de seus alunos e suas famílias.
Nossas escolas e professores já possuem uma leitura profunda da realidade.
Eu tenho 24 anos de experiência em sala de aula desde o ensino fundamental, médio ao superior, e desde 2004 estudo o tema das políticas educacionais. Com base na minha experiência e nos estudos teóricos vejo que enquanto professores e gestores precisamos nos impor, precisamos exigir a "escuta" dos governos (municipal, estadual e federal) quando se trata de elaboração de novas políticas educacionais.
Para ilustrar cito aqui o exemplo do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Este Programa nasce de uma demanda proveniente do chão da escola? Quais demandas da realidade educacional esse Programa vem atender? Você diretor (a), supervisor (a), professor(a) foi consultado e ajudou a construir esse Programa?
Um governo comprometido com a educação, antes de promover mudanças vai ouvir as escolas ou universidades... Essa escuta pode se dar por meio de conferências, assembleias, reuniões com secretários, gestores...
É isso que precisamos debater...
Na Universidade temos laboratórios, professores e técnicos capacitados na área educacional e poderíamos estar inseridos nas escolas aprendendo e partilhando conhecimentos por meio de projetos e ações...
Alunos das escolas poderiam se inserir desde cedo na universidade... E assim construírem afetivamente sua trajetória pessoal e profissional dentro da universidade...
Por que não constroem um Programa que oportunize a professores da educação básica e superior um espaço de diálogo e construção de projetos em parceria?
Nós professores estamos abarrotados de trabalho burocrático e administrativo, sem tempo de realizar novos projetos. Quando fizemos algo inovador temos que trabalhar sábado e domingo para isso....
Porque o Governo não escuta os professores?
Não quero julgar e apenas criticar. Meus apontamentos e reflexões são para pensarmos e debatermos e podem inclusive discordar e contrapor. Por enquanto ainda parece que estamos numa democracia (em risco)...

Prof. Evandro Ricardo Guindani
Universidade Federal do Pampa - Unipampa
São Borja-RS





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