logo RCN

Prefeitura alerta para evolução de confirmados para Covid-19

Nesta última semana, as estatísticas cresceram consideravelmente, tendência que pode seguir nos próximos dias. Não são descartadas restrições maiores para conter a propagação do vírus

Depois da confirmação do primeiro caso de Covid-19 em Concórdia, no dia 11 de abril, a ampliação dos números foi constante, tendo um maior incremento a partir da última terça-feira, 21, quando o número de confirmados dobrou em relação ao dia anterior, passando de 6 para 12. De lá para cá, a média de crescimento diário tem se mantido em três casos. Nesta sexta-feira, já chegamos aos 20 pacientes confirmados com coronavírus. É importante ressaltar, que se houver uma maior evolução do quadro, as comissões de enfrentamento não descartam a possibilidades de restrições ainda maiores para conter a propagação do vírus. 

A Secretaria Municipal de Saúde apurou todos os dados desta evolução e os transformou em gráficos, para simplificar e facilitar o entendimento. Dos confirmados, 12 são mulheres e oito homens. A faixa etária de maior incidência é dos 41 aos 50 anos, com oito casos confirmados. Depois vem de 51 anos a 60 anos, com sete casos, outros quatro casos de 31 anos a 40 anos e um caso dos 71 anos aos 80 anos. Eles são residentes, em sua maioria no bairro das Nações, com quatro confirmados. São três pacientes que moram no centro do município, três no Petrópolis, dois no bairro Itaíba e dois no bairro dos Estados. Com registro de apenas um paciente confirmado aparecem os bairros Parque Exposições, Nova Brasília, Nazaré, Industriários, Imigrantes e Jardim.

Da mesma forma que houve a evolução no número de confirmados, também foi o que ocorreu com os números de suspeitos e monitorados. A curva do gráfico dos suspeitos apenas baixou no dia 22 de abril, quando houve o maior número de confirmados, voltando sua ascendência já no dia seguinte. Já os monitorados não tiveram recuo em momento algum, com a curva sempre em ascendência. Mesmo diante do cenário difícil é preciso registrar que Concórdia tem quatro casos, que foram confirmados, já recuperados, isso é, ultrapassaram o período de 14 dias de contaminação e estão sem qualquer sintoma. Também entram na estatística os casos descartados, que são 18. Este foram os pacientes que fizeram a coleta do exame, no entanto tiveram resultado negativo para Covid-19.

Lana Correa Pinheiro

Jornalista - SECOM


Altair Silva solicita envio de militares especializados para atuar na saúde Anterior

Altair Silva solicita envio de militares especializados para atuar na saúde

Coronavírus em SC: Resolução da Udesc permite formatura de estudantes de graduação por meio virtual durante a pandemia Próximo

Coronavírus em SC: Resolução da Udesc permite formatura de estudantes de graduação por meio virtual durante a pandemia

Deixe seu comentário