logo RCN
Concórdia

Prefeito convoca equipes de enfrentamento para análise do atual momento e ações futuras

Comissões de Saúde e Segurança entendem que Covid-19 ainda não atingiu o pico no município. População precisa manter as medidas restritivas e cuidados de higienização e distanciamento

Com o objetivo de fazer uma leitura do atual cenário e números relativos à pandemia do coronavírus, bem como analisar novos encaminhamentos, a Administração Municipal realizou três importantes reuniões nesta manhã de segunda-feira, 4. Inicialmente a equipe de governo esteve reunida. Na sequência, o prefeito Rogério Pacheco conduziu outros dois encontros, com a Comissão de Saúde de Enfrentamento ao Covid-19 e com a Comissão de Segurança de Enfrentamento do Covid-19. Ouvindo todos os profissionais, ficou claro e consensual que Concórdia ainda não atingiu o pico da epidemia, apesar do número de confirmados dar uma equilibrada no fim de semana, o que pode ser reflexo da não realização de testes rápidos em laboratórios particulares. 

Dessa forma, foi unânime de que será preciso aguardar o comportamento das estatísticas dos próximos três dias, para então avaliar se há a necessidade de maiores restrições e como essas novas medidas podem ocorrer. "A evolução dos números vem sendo acompanhada pela nossa equipe desde o dia 15 do último mês e é percebível a ascendência da curva. Porém, os números se comportaram estranhamente nos dias 2 e 3 de maio, o que gera muitas dúvidas de quando atingiremos o pico da epidemia, que não tem comparativos, por se tratar de uma situação inédita e diferenciada. Precisamos aguardar, pelo menos, até quarta ou quinta-feira, para acompanhar essa evolução", comenta o prefeito Rogério Pacheco.

Como há uma preocupação quanto ao número de pessoas monitoradas (aquelas que estão em isolamento domiciliar, apresentam algum sintoma de Covid-19, ou que tenham tido contato com confirmados, mesmo que estejam assintomáticos), que hoje são quase duas mil, a Secretaria Municipal de Saúde fez um levantamento daquelas que estão com sintomas e que estariam dentro do período apto. Nestes casos, serão aplicados os testes rápidos em domicílio. "Estabelecemos um cronograma e a partir desta segunda-feira, iniciaremos a aplicação dos testes nestes monitorados, o que pode refletir na evolução do número de confirmados. Mas precisamos saber como se comporta este cenário", explica o secretário de Saúde, Geovani Bedin.

Ainda nesta tarde, o prefeito Rogério Pacheco estará reunido em seu gabinete, com o presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense - Amauc, Emerson Reichert, e a presidente da CIS-AMAUC, Neusa Maraschini, para tratar o cenário no âmbito regional. O objetivo é avaliar medidas e encaminhamentos iguais para todos os municípios da região, já que a demanda hospitalar recai sobre o Hospital São Francisco de Concórdia.

Lana Correa Pinheiro

Jornalista - SECOM


Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente precisam fazer recadastramento até 11 de maio Anterior

Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente precisam fazer recadastramento até 11 de maio

Fullgaz lança campanha para incentivar anunciantes a não cortarem investimentos na crise. Próximo

Fullgaz lança campanha para incentivar anunciantes a não cortarem investimentos na crise.

Deixe seu comentário