logo RCN
SESSÃO ORDINÁRIA VIRTUAL

Poder Legislativo de Capinzal

  • Aldo Azevedo / jornalista de formação - Leitura dos projetos, apresentação de indicações, pedido de informação, moção de aplauso e palavra livre

Leitura dos projetos, apresentação de indicações, pedido de informação, moção de aplauso e palavra livre

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Capinzal (SC), terça-feira, 21 de julho, a qual foi virtual, presidida por Renato Marcelo Markus (PDT). Discussão, aprovação e assinatura da Ata nº 3.058, de 2020, referente à Sessão Plenária do dia 14/7/2020. Leitura dos ofícios expedidos e recebidos. 

Deu entrada na Casa e seguiu para leitura:

- Projeto de Lei nº 11, de 2020, autoriza o Poder Executivo a incluir ação ao Programa nº 0165 e respectivo Anexo de Metas e Prioridades da Lei nº 3.338, 2019, que dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2020.

- Projeto de Lei nº 12, de 2020, autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 30 mil, visando adequar o orçamento municipal, para aquisição de equipamentos laboratoriais para aplicação nos laboratórios do CISAM Meio Oeste.

- Projeto de Lei nº13, de 2020, dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária de 2021.

- Projeto de Decreto Legislativo nº 1, de 2020, de autoria da Mesa Diretora, dispõe sobre a prestação de Contas do Prefeito Municipal referente ao exercício financeiro de 2016, da Prefeitura Municipal de Capinzal.

- Projeto de Decreto Legislativo nº 2, de 2020, de autoria da Mesa Diretora, dispõe sobre a prestação de Contas do Prefeito Municipal referente ao exercício financeiro de 2018, da Prefeitura Municipal de Capinzal.

Expediente dos Vereadores, sendo indicações, Pedido de Informação e Moção de Aplauso:

- Bruno Michel Fávero (PR): Ao Poder Executivo Municipal, para que através da Diretoria de transito seja instaladas placas de sinalização, identificação e orientação na Serra Dona Maria Margarida Santos, e também orientação quanto ao uso do Contorno viário para caminhões acima de dois eixos, mesmo pra quem precise realizar carga e descarga no centro, é possível utilizar o contorno e adentrar na cidade pela Rua José Zortea, em Capinzal.

- Lucas Antonio Dorini (MDB): Ao Poder Executivo Municipal, pra que a antiga escolinha da comunidade de São Roque seja transformada em uma capela mortuária para a comunidade, já que a mesma está em desuso.

- Kelvis Borges (PP): Ao Poder Executivo Municipal, para que seja realizada melhorias na Rua Luiz Carlos Fleck, no Loteamento Vila 7 de Julho.

- Kelvis Borges: Ao Poder Executivo Municipal, para que seja instalada lixeiras na Rua Orestes Francisco Antunes, nas proximidades da casa número 60, Loteamento Parizzotto.

- Carlos Adriano Zocoli (PSDB) e Valmor de Vargas (PSDB): Ao Poder Executivo Municipal, para que seja instalado um redutor de velocidade (lombada) na Rua Antônio Pelizaro, Loteamento Jardim Cidade Alta, próximo à empresa AGN Frios, Bairro São Cristóvão. Justificativa: Visa oferecer segurança para os moradores do Loteamento, principalmente da Rua Antônio Pelizaro, pois muitas crianças brincam e andam de bicicletas no local, e certos condutores de veículos e motocicletas não respeitam os limites de velocidades oferecendo risco eminente de acidentes. Muitos moradores lhes cobram uma ação imediata, pois isso esta gerando grande preocupação a todas as famílias.

- Renato Marcelo Marcus (PDT): Ao Poder Executivo Municipal, para que seja realizada a pavimentação com calçamento ou de preferência com camada asfáltica na comunidade de Vidal Ramos, que possa pelo menos contemplar o trecho onde estão localizados o Salão de eventos Comunitário, campo de futebol e a Igreja dessa comunidade. Justificativa: Devido às condições de insatisfação que vive nosso povo nas comunidades do interior com relação às estradas, muita poeira e em dias de chuva é um lamaçal, que prejudica até mesmo alguns eventos na comunidade, águas que correm pelas estradas danificando as bases. A população cobra constantemente com relação a essa situação, e a comunidade de Vidal Ramos pede pra que sejam lembrados, pois é difícil conviver na nossa comunidade do interior nas condições atuais sem uma pavimentação nas estradas e com riscos eminentes de acidentes.

- Rafael Edgar Tonial (PP) e Kelvis Borges (PP): Ao Poder Executivo Municipal, para que através da Secretaria de Infraestrutura seja realizado trabalhos de recuperação e melhorias na Rua Izaco Morozini. Justificativa: Visa oferecer condições seguras pra a trafegabilidade, às pessoas que residem na referida Rua cobram quanto à precariedade da via pública, tanto na parte de asfalto quanto o calcamento, pois ali residem famílias, crianças e trabalhadores que necessitam transitar diariamente pela referida Rua e que estão preocupados com a situação de risco de acidentes na mesma pelas condições que apresenta.

MOÇÃO DE APLAUSO Nº 15/2020 encaminhada ao Corpo Docente da Escola de Educação Básica Belisário Pena pela grandiosa história de 70 anos completados em 2020. Desde 1950 disciplinando e transformando vidas através da Educação. Vereador autor Lucas Antonio Dorini (MDB), vereadores subscritores: Renato Marcelo Markus (PDT), Kelvis Borges (PP), Rafael Edgar Tonial (PP), Bruno Michel Fávero (PR), Carlos Adriano Zocoli (PSDB), Valmor de Vargas (PSDB) e Alcidir Afonso Coroneti (MDB).

Justificativa: Inaugurada em 18 de julho de 1950, iniciava-se ali uma promessa inovadora para a educação na região, o sonhado momento contou com a presença do então governador do Estado de Santa Catarina, Sr. Celso Ramos e também do Vice-presidente da República o Sr. Nereu Ramos.

No então ano de 1950 funcionou o Curso Primário e o Curso Complementar e a partir do ano letivo de 1965 o Ginásio Normal "Juçá Barbosa Callado", anexo ao "GRUPO ESCOLAR BELISÁRIO PENA", que com o passar do tempo, mais precisamente no ano de 1971 se unem e é denominada a ESCOLA BÁSICA BELISÁRIO PENA, com o funcionamento do então 1º Grau de 1ª a 8ª série. E a partir do ano 2000, amparado pela LDBN Nº9394/96 a denominação da escola passou a ser ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA BELISÁRIO PENA, trabalhando com a Educação infantil e Ensino fundamental.

Atualmente a Escola funciona com a Educação infantil anos iniciais sendo atendida pela secretarial de Educação do Município e os anos finais do ensino Fundamental pela Secretaria do Estado, porém nada disso interfere no propósito do Corpo Docente da escola, pois a cada dia seus esforços e dedicação são transformados em atitudes na formação e educação das pessoas.

Parabéns a Escola de Educação Básica Belisário Pena pelos seus 70 anos de serviço vocacionado, na direção da educação de qualidade, na busca da formação do cidadão. Parabéns coordenadores, professores, colaboradores, a todos. É possível afirmar com convicção, que a dedicação em se oferecer uma educação de qualidade, manifesta-se até em todas as ações desenvolvidas pela Escola, focando sempre em oferecer o que há de melhor.

E dessa forma parabenizando também idealizadores, professores, funcionários e todos aqueles que já fizeram parte e que fazem parte da Escola de Educação Básica Belisário Pena.

Parabéns Direção e todo o corpo docente da ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA BELISÁRIO PENA de Capinzal.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 28/2020, de autoria do vereador Valmor de Vargas (PSDB), ao Poder Executivo Municipal, para que informe com relação aos terrenos interditados que estão tomados pelo mato na Rua Elói Lanhi esquina com a Fiorindo Luvison, no Loteamento Parizzotto, na forma que se pede: 1. De quem é a responsabilidade desses terrenos interditados pelo Município? 2. Vai ser feito a demolição das casas e limpeza nesses terrenos? 3. Se sim, qual previsão de datas para efetuar a ação? Justificativa: Devido a questionamentos da população que residem nas proximidades pelo descaso e abandono desses terrenos, visto que existem no local parte das propriedades em ruinas e com o mato tomando conta fica um ambiente propício para a malandragem, sendo que também esta servindo pra deposito de lixo, pois as pessoas acabam jogando lixo no local.

Por se tratar de tempo de pandemia, a sessão foi virtual e não encontramos a mesma online nas ferramentas disponíveis, conseguintemente, este Semanário faz a transmissão ao vivo via Facebook, não teve como devido o distanciamento pelo aumento de caso de Covid. Por isto e muito mais, não temos como descrever a manifestação dos Vereadores, os quais se inscreveram para usar da Palavra Livre.

O presidente convocou os demais Vereadores para Sessão Ordinária Virtual, no dia 28 de julho de 2020, às 18h30min.

Foto ilustrativa 

Mas, para saber mais informações, acesse o link https://www.facebook.com/cmvcoficial/videos/630052977624680/ 

Texto jornalístico

Aldo Azevedo / jornalista


Coronavírus em SC: Em visita ao estado, ministro da Saúde elogia política catarinense de enfrentamento à pandemia Anterior

Coronavírus em SC: Em visita ao estado, ministro da Saúde elogia política catarinense de enfrentamento à pandemia

EDUCAÇÃO CADASTRA FAMÍLIA INTERESSADAS EM RECEBER KITS EMERGENCIAIS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NA CAPITAL TURÍSTICA Próximo

EDUCAÇÃO CADASTRA FAMÍLIA INTERESSADAS EM RECEBER KITS EMERGENCIAIS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NA CAPITAL TURÍSTICA

Deixe seu comentário