logo RCN

Poder Legislativo de Capinzal

Sessão Solene de posse dos Vereadores Jovens

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Aldo Azevedo / jornalista /O TEMPO jornal de fato registra o ato da Sessão Solene de posse dos Vereadores Jovens de Capinzal.


     O Poder Legislativo de Capinzal (SC), possibilitou a realização da Sessão Solene de posse dos Vereadores Jovens, sendo permitido as escolas e representantes levarem convidados.    

O ato ocorreu na quarta-feira, 13 de julho, às 14h, na Câmara de Vereadores Prefeito Irineu Maestri e no plenário Edgar Lancini.
       Antes disto, na terça-feira 21 de junho, a Câmara Municipal de Vereadores recebeu os jovens vereadores titulares e suplentes eleitos para a gestão 2022/2023 que estão participando do Programa Vereador Jovem. A reunião preparatória antes da solenidade de posse foi organizada pelo coordenador do programa e assessor jurídico legislativo, Diogenes Carvalho da Silva, que repassou os procedimentos que foram realizados na sessão solene.
       Os jovens vereadores  titulares são: Alexandra de Ávila Tidre Ferreira - E.M. Dr. Vilson Pedro Kleinubing; Ana Clara Xavier - E.E.B São Cristóvão; Brayan Felipe Vancin - E.E.B Ernesto Hachmann; Emanoely da Costa - E.M Dr. Vilson Pedro Klainubing; Jaison Domingos Scopel - E.M. Viver e Conhecer; Joana Emanuela Schwaizer - E.E.B Ivo Silveira; João Antônio Piovezan Matielo - E.M Viver e Conhecer; José Eduardo Pieri Alves da Silva - E.E.B Belisário Pena; Kaique Chiodelli Rossa - E.E.B Belisário Pena.
Os suplentes: Carllos Heduardo de Matos - E.E.B São Cristóvão; Dienyfer Leticia de Souza Maciel - E.E.B São Cristóvão; Emily Stiehl - E.M Dr. Vilson Pedro Kleinubing; Geovana Gyertyas - E.E.B Ernesto Hachmann; Guilherme Michelotto Módena - E.M Viver e Conhecer; Júlia Coelli - E.M Viver e Conhecer; Victor Matheus Turra - E.M Dr. Vilson Pedro Kleinubing; Vitória Elena Bazzi Antunes Correa - E.E.B Ivo Silveira.
       Ainda na sessão preparatória foi eleita a mesa diretora que tem a seguinte composição: presidente João Antônio Piovezan Matielo, vice-presidente José Eduardo Pieri Alves da Silva, 1ª secretaria Joana Emanuela Schwaizer e 2º secretario Kaique Chiodelli Rossa.
Para o presidente da Câmara, vereador Rafael Edgar Tonial, "retomar o programa é uma importante ação de fomentação do desenvolvimento do sentimento de dever político que todo jovem deve ter, já que essa consciência é uma importante ferramenta de incentivo a responsabilidade e compromisso com o desenvolvimento humano e social para com nosso o município".
      Os vereadores que marcaram presença: presidente da mesa diretora Rafael Edgar Tonial, 1º secretário Jairo Luiz Hoffmann, 2ª secretária Dalva Luiza Dalcortivo, ainda Almir João Gotardo, Enio José Paggi, Tiago de Oliveira Luz e Jair Zanoni. Ausentes que justificaram: vice-presidente Alexsandro Thomaz de Vargas e Gilmar Junior da Silveira.
Também marcaram presença, além de alunos, pais, diretores, professores, convidados, também prestigiaram a sessão solene a secretária de Educação, Cultura e Esporte - Veranice Maria Lovatel e a secretária de Saúde- Kamille Sartori Beal, a qual representou o prefeito Nilvo Dorini, por motivo de viagem do mesmo a capital do Estado (Florianópolis).
     Além dos Vereadores Jovens, também usaram da palavra na Tribuna a secretaria Veranice parabenizando o presidente do Legislativo (Rafael) pela retomada do Projeto Vereador Jovem, o qual é de grande valia para dar o protagonismo que é tão necessário aos estudantes. Visando conhecer melhor o papel da política dentro do Município e como funciona a formalidade.
Kamille ao representar o Prefeito, muito feliz em ver que na nova formação do Vereador Jovem, dos 9 que estão desempenhando a função, 4 são meninas e 5 meninos, o que é diferente quanto ao Poder Legislativo onde dos 9, apenas uma mulher foi eleita. Valorizou e reconhece o feito dos professores, diretores e escolas que ajudam o Legislativo para que dê certo o   Projeto Vereador Jovem. É gratificante jovens se preparando e conhecendo a política, proporcionando, quem sabe, futuramente, uma renovação no cenário político, tanto no Legislativo quanto no Executivo quanto propor ideias.
     Já Rafael agradeceu a todos que prestigiaram o ato solene, e destacou ser uma meta do Legislativo antes de manter os Vereadores Jovens na cadeira por um ano, e sim, passam a exercer a função por dois anos, o que dá mais ganho em termo de buscar informação e conhecimento, trazendo novas ideias, inclusive, aos edis titulares.
Assistimos e oportunizou a constatar, como acompanhamos há mais de três décadas o Executivo e Legislativo, podemos descrever, sendo notável o desempenho na condução da sessão presidida por João Antônio Piovezan Matielo.

Aldo Azevedo / jornalista       

 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Aldo Azevedo / jornalista /O TEMPO jornal de fato registra o ato da Sessão Solene de posse dos Vereadores Jovens de Capinzal.






Em junho a Usina Machadinho repassou R$ 1,38 milhão a título de compensação financeira Anterior

Em junho a Usina Machadinho repassou R$ 1,38 milhão a título de compensação financeira

Santa Catarina precisa e merece mais de Brasília Próximo

Santa Catarina precisa e merece mais de Brasília

Deixe seu comentário