logo RCN

OS JOVENS ESTÃO FADADOS AO FRACASSO? Professor Me. Ciro José Toaldo

Uma das melhores fases da vida é a juventude, pois é um período fantástico, onde aventuras permeadas de experiências demonstram a grande esperança de se tornar um vencedor! Essa dimensão que encontramos enquanto somos jovens, tornam-se robustez para toda a existência humana!

Entretanto, muitos jovens parecem não curtir essa magnifica fase da vida. Na ilusão de ter comodidade, vivem de forma vazia, sem expectativas e sonhos que os tornam estagnados. Além de nos depararmos com os que ‘entregaram-se’ ao famigerado e destrutivo mundo das drogas. Infelizmente temos muitas ‘autoridades do alto comando do poder’ insistindo em ‘liberar’ o uso das drogas, sabendo que estas tornam essas pobres criaturas em reféns do fracasso e, consequentemente levam a perda do amor pela vida!

Os jovens que adentram neste labirinto são chamados à ‘perder o sentido do existir’ e, inclusive acabam abandonando a própria educação, perdendo a oportunidades de crescimento pessoal.

Muitos jovens se sentem fracassados e desmotivados e até perderam a razão da existência, pois não sabem dosar os momentos de diversão necessários para ter uma vida equilibrada. Este dilema de saber viver e aproveitar as etapas da existência remete aos gregos antigos, pois chamavam de “ataraxia”, ou seja, a tranquilidade para saber conduzir a vida, sabendo extrair dela todas as suas etapas que devem levar para a  essência do viver.

Frente a esse contexto: estariam os jovens fadados ao fracasso? Irão sobreviver neste mundo competitivo, tendo a depreciação de valores, da dignidade e honra que excluí a razão e o sentido de viver? Estes importantes questionamentos aos jovens, também devem ser feito aos adultos, uma vez que somos frutos da sociedade hipócrita e covarde que vive na superficialidade, sem coragem para enfrentar desafios e dificuldades de todo âmbito, sobretudo o econômico e sentimental. 

Se entendêssemos que todos deveriam viver com intensidade, tendo atenção aos detalhes, tanto do campo material, como do espiritual, buscam a visão cósmica, passaríamos a valorizar as pequenas ações da existência e, talvez fossemos espelho aos jovens. Verdade seja dita: se os jovens estão fadados ao fracasso é pelo fato de vivermos no mundo de pessoas omissas, que enaltece aparência “e o faz de conta” robotizando o ser humano que vive sem amor e na busca desenfreada pelos bens materiais!

Se os jovens estão fadados ao fracasso, isso diz respeito à falta de compromisso e, até mesmo pelo fato de escolas, igrejas e famílias andarem na contramão em relação ao convívio e tratamento com os jovens! É preciso rever esse insensato conceito e buscar relacionar-se com o jovem na dimensão de não enfatizar este famigerado conceito de “fracasso”! Esta condução é importantíssima, uma vez que vivemos num país com base piramidal contida na juventude!

Deixemos a demagogia de lado! Há inúmeros jovens que sonham e sabem o que querem! O dilema do viver, não importa a fase da existência, encontra-se em não ser uma criatura egoísta ou mesquinha. Todos cometem erros, importante é erguer a cabeça e aprender a viver harmonicamente, buscando desenvolver o amor fraternal.

No fundo, todos nós queremos mesmo é ser feliz e isso vale para qualquer fase da existência!

Pensemos nisto e até o próximo!

 

SAIBA DISCERNIR CADA MOMENTO DA VIDA! (Ecl. 3,1-8)
Professor Me. Ciro José Toaldo Anterior

SAIBA DISCERNIR CADA MOMENTO DA VIDA! (Ecl. 3,1-8) Professor Me. Ciro José Toaldo

Por que as pessoas acreditam em Deus?
Prof. Evandro Ricardo Guindani
Universidade Federal do Pampa - Unipampa Próximo

Por que as pessoas acreditam em Deus? Prof. Evandro Ricardo Guindani Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Deixe seu comentário