logo RCN

MEU QUERIDO CAPINZAL!

ORGULHO EM FAZER PARTE DO JORNAL O TEMPO! Professor Mestre Ciro José Toaldo

MEU QUERIDO CAPINZAL!

ORGULHO EM FAZER PARTE DO JORNAL O TEMPO!

Professor Mestre Ciro José Toaldo



 

                                         Comemorações em família Siebel/Toaldo – em Capinzal SC, final de 2022.  

 

            Mais uma vez consegui passar o natal de 2022 em Capinzal. É uma alegria e júbilo estar com os familiares em datas especiais, como as de fim de ano. Aliás, estes festejos trazem-me vigor à memória, afinal de contas foi nesta Terra que nasci e tive uma formação.

            A partir deste artigo, tenho grande prazer e orgulho de dizer que passo a escrever para o Jornal O Tempo, um periódico que também faz parte da História de Capinzal e região. Para este que vos escreve é importante ter vínculo com esse ‘Chão’ do qual vim para este mundo.

Estou residindo no Mato Grosso do Sul, na cidade de Naviraí, fazem trinta e três anos. No início de dezembro recebi o título de Cidadão Naviraiense, mas, minhas raízes estão em Capinzal, na Rua Carmelo Zocolli, onde ao lado se encontra o Frigorifico Ouro e a Madeireira Hachmann, ambas estão desativadas, contudo estes locais continuam ‘vivos’, inclusive fazem parte de meus sonhos, pois fizeram parte de minha infância e adolescência.

Capinzal e suas efusivas comemorações natalinas! Parabenizo a administração atual na figura do Prefeito Nilvo Dorini e da sua vice, minha amiga, Noêmia Pizzamiglio pelos belos festejos natalinos e pela fantástica área de lazer Dr. Arnaldo Favorito, onde em algumas manhãs realizei algumas caminhadas e pratiquei atividade física na academia ao ar livre! Parabéns pela organização do espaço!

 Agradeço ao Aldo Azedo por abrir espaço, dando-me privilégio de estar ligado com esse Jornal, sendo assim, posso rememorar as histórias de vida, as boas lembranças e o início de minha carreira no magistério; encontro-me, em um de meus concursos, aposentado, mas, o início de tudo ocorreu no Colégio Mater Dolorum no qual me tornei estudante, professor, tendo orgulho em dar aulas para minhas irmãs e esposa. Portanto é grande a ligação com essa Terra querida!

Relato com brevidade um fato: ao fazer uma visita ao bairro universitário, junto à UNOESC, próximo do Frigorifico da Perdigão, agora BRF, deparei-me com uma Rua chamada Rogério Carlos Toaldo, nome de meu saudoso e estimado tio. Fiquei muito emocionado e as lágrimas vieram aos meus olhos. De fato, não há como desvincular-me da História desta Terra! 

Ponte Pênsil; Estação Ferroviária de Capinzal e a Caixa de Água que abastecia as locomotivas que desciam para o Rio Grande ou subiam para São Paulo no chamado trem ‘misto’. Cooperzal; Bar do Canhoto; Casa Eduardo e Pernambucana; Churrascaria do Riquetti (junto da antiga rodoviária); prédio do Sanalma; Casa Barraquinha; Lanchonete do Lancini; Lojas dos irmãos Zuanazzi; Banco Besc e o elegante Atheneu Clube são lembranças que jamais irão se apagar da memória deste capinzalense raiz.

Obviamente estas são memórias de patrimônios materiais, mas o importante é o patrimônio imaterial que são as pessoas, seus costumes, festejos, religiosidade, futebol e as tradições que encontramos unicamente em Capinzal/Ouro.   

Sinto-me como escrevesse há vários anos para o Jornal O Tempo. Que possa ser o primeiro de muitos artigos onde focaremos nas recordações, histórias e encantos que guardo de meu querido Capinzal e Ouro. Desde a conclusão de meu mestrado tenho o compromisso de instigar a geração dos mais novos, estes precisam valorizar o passado e seus personagens, compreendendo tendo que povo sem passado é povo sem memória!

Começo 2023 muito feliz, pois poderei ter essa ligação com minha Terra Natal.

Deus abençoe todos!  

Esperança para 2023 Anterior

Esperança para 2023

É BOM SABER... Próximo

É BOM SABER...

Deixe seu comentário