logo RCN

LIGEIRINHO Recado da comunidade



 ETERNO - Uma perda irreparável, sendo o passamento de Luiz Sérgio Scarton, o qual ocupou vários cargos em entidades representativas, devidamente constituídas. Uma das virtudes do mesmo, era valorizar e reconhecer o trabalho da imprensa, inclusive, disse ser direito cobrar o valor real pela tabela de preços, enquanto uns e outros se negam a tanto, perante a prestação de serviços impressos. Também, quando realizava um evento, onde os sócios de entidades pagavam seus almoços e jantares, nunca deixou a imprensa pagar, já que fazem a cobertura. Nosso respeito, admiração e reconhecimento pelo que foi e ficou registrado na imprensa propriamente dita.


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

ALERTA - Floresmar Dutra, o qual em 18 de fevereiro de 2022 orientou e informou que fosse feito lombadas para evitar atropelamento e vítimas fatais, porém, na noite de quarta-feira, 24 de março, morreu por atropelamento. O que deve ser revisto os sinais de pedestres que esta desativado e implantar as lombadas físicas para evitar acidentes.




ALERTA - Floresmar Dutra, o qual em 18 de fevereiro de 2022 orientou e informou que fosse feito lombadas para evitar atropelamento e vítimas fatais, porém, na noite de quarta-feira, 24 de março, morreu por atropelamento. O que deve ser revisto os sinais de pedestres que esta desativado e implantar as lombadas físicas para evitar acidentes.   

FERIADOS INTERMUNICIPAIS - Nesta mesma coluna, porém, na data de 31 Outubro 2007, postamos: Municípios coirmãos, Capinzal e Ouro, são divididos apenas pelas águas do Rio do Peixe, o que dá para considerar um só povo. Uns moram e trabalham na mesma cidade, porém, muitos residem num município e trabalham em outro. O bom seria, já que não existe pretensão de unificar ambos, que pelo menos façam os feriados dos Municípios e dos Padroeiros em ambos.
Quanto ao mesmo assunto, este Semanário também trouxe o seguinte editorial: Feriado nos municípios coirmãos, postado em 26 Janeiro 2008.
O editorial assim descrito: A denominação de municípios coirmãos foi lançada pelo ex-prefeito do município de Ouro, Sérgio Durigon, inclusive foi ele quem deu o nome da ponte pênsil: Padre Mathias Michellizza.  O que procurou demonstrar, apesar de serem dois municípios, separados apenas pelas águas do Rio do Peixe, que pode-se considerar um só povo.
A grande economia de Capinzal e Ouro depende da força da Perdigão Agroindustrial (hoje BRF), seja na geração de renda e trabalho. O dia 21 de janeiro foi feriado de São Paulo Apóstolo em Capinzal, no entanto, no município de Ouro a atividade foi normal. Da mesma forma, dois de fevereiro Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, feriado em Ouro e dia normal em Capinzal.
É momento dos homens públicos tomarem uma decisão, a do bom senso, e de uma vez por todas unificar os feriados em ambos os municípios, pois quem acaba perdendo são os operários e comércio em geral.
As vantagens são muitas em fazer valer o feriado de emancipação político-administrativa e do padroeiro, consequentemente é primordial levar em conta os feriados do município coirmão.  Caso contrário derrubem as pontes.   
A Coluna Ligeiro e do Editorial, acham uma boa a Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL encampar essa iniciativa, que depende do Poder Executivo e também do Legislativo, pois a casa legislativa é a onde esta o representante do povo, porém, os prefeitos decidem os destinos dos municípios e de sua gente. Seria bom também, a Acirp e Ampeco também evidenciar esforços quanto a questão, devido seus associados serem empreendedores.
A pauta da CDL com os prefeitos, é a mesma que descreve há muito tempo este Semanário, sendo, dos assuntos tratados, os quais são importantes para o comércio local, além, de ações para o Dia "C" de Páscoa alinhado às comemorações do aniversário do Município; início do planejamento do Natal 2022; vendedores ambulantes; o destaque é a unificação dos Feriados de Ouro e Capinzal.

AMBULANTES - Quanto ao vendedor ambulante, na Coluna Ligeirinho, em 10 Novembro 2016, foi inserida uma manifestação, porém, outras publicações alertavam sobre essa exploração.
O vereador Coronetti está certo, pois foi constatado na quarta-feira, 09 de Novembro de 2016, vendedores ambulantes comercializando produtos alimentícios transportando de carrinho de mão. Mesmo de baixo de chuva estavam vendendo pêssego, indo de porta em porta, seja em residências ou estabelecimentos comerciais. O Vereador não é contra o alvará, e sim, que seja feito um acompanhamento no que estabelece a lei vigente, seja os dias estipulados para vender e rotatividade. Capinzal quem te viu e quem te vê, hoje são vendedores ambulantes e camelôs praticamente bloqueando os passeios públicos, dificultando a passagem dos pedestres. Coronetti quer o bem do comércio local, já que os ambulantes tiram um simples alvará ou pagam certa taxa, vendem e levam embora o dinheiro arrecadado com a comercialização, sendo recursos arrecadados em Capinzal que passam a circular em outros centros. Um bar, uma lanchonete, restaurante, padaria e confeitaria, outros mais, precisam atender as exigências que chegam de ser burocrática, já o ambulante e feirantes chegam e nem todos tem os cuidados conforme prevê a vigilância sanitária.  

DÓLAR - Descrito na coluna Ligeirinho em 30 Junho 2005: Até recentemente, o dólar subia e automaticamente a gasolina também era reajustada na bomba dos postos. Lamentavelmente, o dólar despencou e o valor do litro da gasolina permaneceu lá em cima. Essa política econômica é nociva aos brasileiros, em que as coisas sobem de preço e não abaixam nunca. O Brasil produz a maioria do petróleo que consome, mas deixam transparecer que tudo é importado, então imaginem se fôssemos depender 100% do ouro negro do exterior, em quanto estaria o preço do litro da gasolina?

Enzo aprovado em avaliação da categoria de base da Chapecoense Anterior

Enzo aprovado em avaliação da categoria de base da Chapecoense

VOLTANDO NO TEMPO Próximo

VOLTANDO NO TEMPO

Deixe seu comentário