logo RCN

LIGEIRINHO Recado da comunidade

LAR - Essa Coluna na edição 1548, alertou quanto a mandar para outros centros idosos que não tem quem os cuida. Sugeriu que poderia ser viabilizado, ou seja, fazer um convênio com uma casa hospitalar e ter uma ala para idosos como um lar dia e noite, ou seja, morada, com isto, evitaria parar em Curitibanos e Xanxerê essas pessoas que ajudaram e ajudam a escrever a história de nossa gente de nossa terra. A triste realidade, quando são levados embora, só voltam para serem sepultados, se é que fazem o translado. Parabéns ao vereador Jairo, por solicitar a implantação de um Centro de Acolhimento destinado ao atendimento dos idosos carentes.

REJEITADO - Na mencionada Coluna, edição 1546, foi citado que teve aumentando no número de moradores de rua, sugerindo que fosse viabilizado algumas ações e serviços quanto as políticas públicas. Agora terá um projeto por parte da Prefeitura, viabilizando algumas questões em socorro aos moradores de ruas que já estão na situação de mendigo.

VONTADE - Como o problema vem se agravando cada vez mais, voltamos a bater na mesma tecla, a de implantação de canil intermunicipal, atendendo os municípios de Capinzal e Ouro. Se fazerem um projeto e forem em busca de recursos, como são dois munícipios, a verba fica mais garantida, por ser intermunicipal. Os cães principalmente, os que foram abandonados, na sua maioria são mantidos na rua, ou seja, recebem alimentação e água, porém, correm o risco de serem atropelados e de causarem acidentes, a exemplo de motoqueiros que caíram e tiveram fraturas e passaram por cirurgia.

CANALIZAÇÃO - Há muito tempo esta Coluna sugere que parte do Rio Capinzal fosse canalizado, porém, sugeriu que seja construído um muro de concreto em 45 graus no Rio do Peixe para na represar o menor em dias de fortes chuvas. Também construir muros, do tipo que esta na Rua José Vicari, para a água ser mais fácil escoada.

FUNCIONÁRIO - São inúmeros serviços terceirizados, no entanto, é preciso contratar pedreiros, carpinteiros, pintores, pessoal de roçada e capinada, enfim, os serviços que a Prefeitura fazia no passado com o seu próprio pessoal. Isto sim seria economia e ter um quadro funcional pronto a prestar serviços sem precisar licitar.   

RIO - A barragem que tinha no Rio do Peixe, limite de Capinzal e Ouro, já gerou energia elétrica e com o passar dos anos foi rompida, ou seja, parcialmente destruída. Segundo informação, mesmo sem chover, o nível das águas do Rio do Peixe aumenta o volume, e tem uma explicação, barragem em outro (s) município (s) liberam água, no entanto, não tinha problema de limo (sujeira esverdeada) e agora é visível. Deveria ser construída uma Central Hidrelétrica (PCH), ou quem sabe, refazer a danificada, numa desta ter estrutura para gerar energia, inclusive, para trafegabilidade para veículos automotores para sanar o problema do trânsito que está caótico nas cidades coirmãs.

PREVENÇÃO - Qual é a competência estrutural organizacional básica e o modelo de gestão da Administração Pública Estadual, no âmbito do Poder Executivo, quanto a proteção e a Defesa Civil? Compete: a) prevenção e preparação para desastres; b) assistência e socorro às vítimas de calamidades; c) restabelecimento de serviços essenciais; e d) reconstrução; ainda realizar estudos e pesquisas sobre riscos e desastres.  E seu município, se caso acontecer o inesperado, teria local para abrigar desalojado e desabrigado? Telha, lona, água, comida, enfim, condições cabíveis e aceitáveis? Se não tem resposta e nem que optar, é bom se interessar, pois o inesperado acontece.

PLACA PUBLICITÁRIA SOBRE A VIA PÚBLICA - DESCASO: Quem deve fiscalizar as vias? O órgão municipal de trânsito deve fiscalizar um total de seis tipos de infrações de trânsito: circulação, estacionamento, parada, excesso de peso, dimensões e lotação, bem como aquelas praticadas por veículos de propulsão humana e tração animal. Quem pode multar no município? Sim, a PM pode "multar" nos municípios, aqui considerados tanto nas ruas quanto nas estradas estaduais. Claro, lembrando que, na verdade, é fazer o auto de infração. A responsabilidade para processamento do auto de infração e todos os trâmites processuais correm por parte do órgão municipal de trânsito responsável. Se o Conselho de Trânsito faz restrições para colocar lombada física e não faz esforço para fazer funcionar o sinal aos pedestres nos semáforos, pelo menos deveria ver a placa na Rua XV de Novembro, em frente do Ginásio de Esportes, a qual vai fazer aniversário e vem sendo um obstáculo no que deveria ser livre trânsito.

POLÍTICA E POLITICAGEM - Você saberia o que vem coincidindo com o que passou e está semelhante em parte? Vamos lá: Onde ocorreu o julgamento de Jesus? Jesus Cristo foi então levado ao Sinédrio, chefiado por Caifás, que era uma assembleia de 75 pessoas, que, além de funções administrativas, tinha o poder de julgar. Jesus passou por dois julgamentos: um religioso, perante o Sinédrio, e outro político, diante de Pilatos. As acusações políticas eram: sedição, declarar-se rei e incitar o povo a não pagar impostos a César. O Sinédrio não tinha o poder para decretar a pena capital. Por isso, Jesus foi acusado de ter instigado o povo à revolta (sedição), incitando-o a não pagar tributos a Cesar e de ter se proclamado rei. A história conta que Judas Iscariotes entregou Jesus aos sacerdotes. Teria traído o seu Mestre por 30 moedas de prata.
Encaminhado a Pilatos, este, em um primeiro momento, enviou Jesus ao rei Herodes para julgamento. Herodes devolveu Jesus sem sentença. Não havia acusação, prisão ilegal, processado por Juízo incompetente.

Pilatos jogou a escolha para a multidão (privilegium paschale), em razão do direito consuetudinário de soltar um preso na época da Páscoa, terceira instância. Na época, estava preso um homem muito conhecido, chamado Barrabás. Quando a multidão se reuniu, Pilatos perguntou: "Quem é que vocês querem que eu solte: Barrabás ou este Jesus?" Responderam eles: "Barrabás!"
Os chefes dos sacerdotes e líderes judeus convenceram a multidão a pedir ao governador Pilatos que soltasse Barrabás e condenasse Jesus. Pilatos, então perguntou: "Que farei então com este a quem chamam de Messias?" Responderam todos: "Crucifica!"
É infelizmente, a politicagem no senário nacional, estaduais e municipais, vem pegando corpo e a política vem perdendo espaço. Um candidato se julga melhor que o outro, inclusive, seguidores e simpatizantes fazem seus julgamentos decidindo pela empolgação e não com a razão e bom senso. GOOGLE
Quem sabe, esteja aí o castigo, pois ainda estamos vivendo uma pandemia que vitimou inúmeros cidadãos do mundo, sendo algo jamais visto. Paz e bem a todos, pois praticar o mau não é uma boa.

PRAGAS - É uma boa combater o mosquito borrachudo, porém, não podem esquecer dos escorpiões, baratas, ratos, cupim, formigas, sendo algo que deve ser controlado. Lembrando também da Dengue, pois tem muitos que nem estão aí se tem ou não casos, com isto, deixam o local propício para a proliferação dos mesmos.  

VOTO MINERVA - E o Presidente do Legislativo tem iniciativa própria, pois deu o voto minerva para não aprovação de projetos do poder Executivo. Foi criticado, mas mostrou suas razões e pediu para o de situação que mostrasse qual ato formou que votou contra o povo. Como deu empate quatro a quatro, de nove vereadores, que na legislação deveria ser 11, então desempatou nos seguintes projetos: 1) Criação do Cargo em Comissão de Assessor Jurídico Administrativo na Estrutura Administrativa do Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto; 2) Altera a Estrutura Organizacional, Competência, Funcionamento e Atribuições da Assessoria Jurídica do Município de Capinzal, criação de novos cargos de provimento efetivo e cargos em comissão de livre nomeação, na forma das Leis Complementares nº 088/2005 e 146/2012, na forma que especifica; 3) Altera a Estrutura Organizacional, Competência, Funcionamento e Atribuições da Assessoria Jurídica do Município de Capinzal, criação de novos cargos de provimento efetivo e cargos em comissão de livre nomeação, na forma das Leis Complementares nº 088/2005 e 146/2012, na forma que especifica. Enfim, o presidente é RAFAEL EDGAR TONIAL, um jovem político e empresário, sendo neto de então vereador, presidente da Câmara Municipal e assumiu como prefeito por não ter vice-prefeito na época, sendo de saudosa memória.

Liminar suspende tramitação de projeto que reduz ICMS Anterior

Liminar suspende tramitação de projeto que reduz ICMS

BRF SUPERA MARCA DE 100 GRANJAS DE PRODUTORES INTEGRADOS RODUZINDO ENERGIA COM PAINÉIS SOLARES Próximo

BRF SUPERA MARCA DE 100 GRANJAS DE PRODUTORES INTEGRADOS RODUZINDO ENERGIA COM PAINÉIS SOLARES

Deixe seu comentário