logo RCN

LIGEIRINHO Recado da comunidade



ALMOÇO - Amigos, com frequência, se encontram no ambiente confortável e familiar onde Valdomiro Bortoli prepara, faz e serve almoços e jantares. Desta vez o registro fotográfico foi almoço no sábado, 22 de outubro, contando com as presenças da esquerda para a direita de Enio, Wilbert, Farina, Baretta e Dorneles. No outro registro, Enio, Farina, Baretta, Bortoli e Dorneles.  

CENSO - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE vem fazendo o censo em Capinzal (SC), que é um estudo realizado para entender o perfil dos brasileiros, com quem vivem e como vivem. Ou seja, ele é um raio-x de quem mora no Brasil. Essa pesquisa é feita a cada 10 anos. Nesta foto Enio de O Tempo jornal de fato responde as perguntas feitas pela recenseadora Simone Rodrigues Barbosa Ferrari, terça-feira, 25 de outubro. Se você não estava em casa ou deixou de responder, o faça, pois isto é importante para poder fornecer dados demográficos da população brasileira e suas condições de vida, com isto possibilita ações e serviços.

CLÍNICA - Na terça-feira, 25 de outubro, Elizete Freitas levou o Belo no Cão Gatão Clínica Veterinária, o qual foi atendido pelo Dr. Cristian Cesar Casado. Você que tem animal de  estimação, além de alimentar, também é preciso dar as vacinas, desverminar e ainda fazer exames são importantes para manter da melhor maneira a saúde deles. Cão Gatão, fones: (49) 3555 6807 e 99962 9691, Ouro SC, acesso ao Parque e Jardim Ouro, município de Ouro (SC). Agora com novidades em tratamentos e exames.

ARABUTÃ F. C. - Na segunda-feira, 24 de outubro, Wilson Luiz Farias entregou um convite para Ezilda Nedi Azevedo convite para o reencontro de gerações do Arabutã Futebol Clube, que estará comemorando seus 78 anos no Estádio da Baixada Rubra (Ouro/SC), sábado, 12/11/2022, a partir das 10h. no local será servido almoço a preço acessível, a partir das 13h.  Será um dia festivo onde as gerações de atletas, dirigentes, colaboradores e torcedores irão relembrar conquistas e boas histórias.

AMIGOS - A amizade é algo a ser contemplado e valorizado, pois é isto que une Enio de O TEMPO jornal de fato e Cicero Antonio Souza Silva (Coronel). Eles a onde se encontram tiram um certo tempo para conversar e trocar ideias, ou seja, informar e obter conhecimento sobre diversos assuntos. Desta vez, o encontro casual aconteceu na Redação de O TEMPO jornal de fato, quarta-feira, 19 de outubro. 

DOMINGO tem eleições para a escolha do governador de Santa e bela Catarina e também para Presidente da República. Faça valer o seu direito adquirido de cidadania, analise quem é o candidato, que são seus aliados, seu passado e presente vislumbrando o futuro, enfim, achamos um artigo do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, para melhor informação e conhecimento.
Como escolher o seu candidato?
Roselha Gondim dos Santos Pardo1
 É comum, em época de eleições, que os meios de comunicação dediquem-se a publicar matérias sobre as mais variadas fórmulas que o eleitor deve usar na hora de decidir em quem votar. Todas as ideias são interessantes, algumas simples, outras nem tanto. Assim, aproveitando a oportunidade, elegemos alguns critérios que devem ser levados em conta para escolher um candidato.
Primeiramente, o eleitor deve identificar quais valores julga mais importantes e quais valores quer ver seu representante defender. Isso é importante porque, geralmente, escolhemos um candidato por afinidade, ou seja, aquele que tem valores iguais aos nossos.
Em teoria, não há nada de errado nessa escolha, aliás, é improvável, senão impossível, alguém votar em quem defende valores opostos aos seus. Contudo, o eleitor deve esforçar-se para escolher candidatos que tenham preocupações universais, ou seja, preocupações que dizem respeito ou são aplicáveis a todas as pessoas e não só a um pequeno grupo.
Para saber o que o candidato pensa, o eleitor deve conhecer a carreira dele, assim como sua atuação profissional, seu histórico de vida, sua postura ética e sua conduta diante da sociedade. Se o discurso do candidato não condiz com sua atuação em outros momentos da vida, isso é um indício de que ele pode estar mentindo.
Em seguida, é preciso analisar suas propostas, o partido ao qual está filiado e quem são seus correligionários. Além disso, é preciso ver se suas promessas são viáveis e compatíveis com o cargo que ele pretende ocupar. Promessas genéricas do tipo "vou criar milhares de empregos" são muito fáceis de fazer e obviamente são inviáveis de cumprir.
Informação das mais importantes é saber quem são os financiadores do candidato, pois as pessoas e empresas que financiam as campanhas eleitorais têm interesses que nem sempre se coadunam com os interesses da coletividade.
Muito embora não dê para ter certeza de que o candidato mais preparado cumprirá suas promessas, mesmo que viáveis, é possível reconhecer e descartar o político falastrão e despreparado.
Para obter informações sobre os candidatos, devemos ficar atentos a notícias, jornais, revistas, propagandas eleitorais veiculadas no rádio e na televisão, pesquisas e debates entre os concorrentes. Dessa forma, é possível saber se o candidato já esteve envolvido em algum escândalo, o que ele realizou em mandatos anteriores e avaliar suas propostas.
Todos os meios de veiculação de informação são válidos, contudo, atualmente, a melhor ferramenta para auxiliar o cidadão é a Internet, pois nada escapa à rede mundial de computadores. Nas páginas dos órgãos do Legislativo, da Justiça Eleitoral, de algumas ONGs ou simplesmente em sites de busca, é possível obter informações sobre os candidatos e políticos.

Obs: Matéria no link https://www.tse.jus.br/o-tse/escola-judiciaria-eleitoral/publicacoes/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-eje-n.-2-ano-4/como-escolher-o-seu-candidato
 


Neste sábado, o Master Capinzal promove um evento beneficente Anterior

Neste sábado, o Master Capinzal promove um evento beneficente

Noiva Linda sob novo endereço em Capinzal Próximo

Noiva Linda sob novo endereço em Capinzal

Deixe seu comentário