logo RCN

LIGEIRINHO - Eterno IVO LUIZ BAZZO

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Ivo Luiz Bazzo foi prefeito por dois mandatos, sendo de 31/01/1969 a 31/01/1973 e de 31/02/1977 a 01/02/1983.



Recado da comunidade

Eterno IVO LUIZ BAZZO - Conforme fotos são da década de 1980, sendo da inauguração do novo prédio da Prefeitura de Ouro (SC).

Hasteamento das bandeiras: Henrique Cordova, Jorge Bornhausen e Ivo Luiz Bazzo.

Instalação dos Correios em 1977, portanto, há 44 anos a Agência em território Ourense.

Ivo Luiz Bazzo foi prefeito por dois mandatos, sendo de 31/01/1969 a 31/01/1973 e de 31/02/1977 a 01/02/1983. O primeiro mandato de quatro anos e o segundo de seis anos.

Sendo que não seu segundo mandato fez um tablóide semelhante revista, sendo imprimido na Gráfica Rio, no próprio município de Ouro (SC), com as realizações e serviços da Prefeitura em seu Governo quanto ao poder Executivo como um todo. O qual foi distribuído para os munícipes e quem mais se interessou pelo tabloide, o que pode ser visto e revisto com o passar do tempo.

No segundo mandato seu vice-prefeito foi Sérgio Riquetti.

Ivo Luiz Bazzo muito serviu os municípios coirmãos, Ouro e Capinzal, sendo um homem público de respeito, de credibilidade e tinha muita influência política, prova disto, Esperidião Amin muito lhe visitou, inclusive, na casa do Senhor Ivo quando este já não exercia cargo público eletivo, consideração consideração e admiração pelos seus feitos em prol dos ourenses.

REGISTRO

O triste adeus aos bons exemplos de homem público e de cidadão

Ivo Luiz Bazzo deixa um legado e tanto aos ourenses e capinzalenses

A quinta-feira, 11 de outubro de 2012, véspera de feriado de Nossa Senhora da Aparecida foi marcada pelo inesperado e inaceitável, sendo o passamento do sempre lembrado Ivo Luiz Bazzo, o qual se sentiu mal pela manhã em casa (Ouro / SC) e no início da noite acabou perdendo a vida numa casa hospitalar de Capinzal (SC).

Ivo Luiz Bazzo por ter sido duas vezes prefeito e por ser um cidadão exemplar, com todo o direito foi velado na Câmara de Vereadores de Ouro, onde por lá passaram autoridades locais e regionais, bem como homens públicos e futuras lideranças políticas, sociedade em , pois uma história viva de bons exemplos dava adeus aos simples mortais.

Obrigação à importância de Ivo Luiz Bazzo na sociedade local, através do Decreto Legislativo foi concedido o Título de Cidadão Honorário Ourense ao mesmo, isto quando da realização da 23ª Festa do Colono, evento este idealizado por ele. A programação da Festa do Colono compreendeu o período de 23 de junho a 25 de julho de 2004, sendo que o Decreto do Titulo de Cidadão Honorário era datado em 13 de julho de 2004, mas uma entrega ocorrida em sessão solene no dia 16 de julho , sexta-feira, às 17 horas, no Centro de Eventos de Linha Caravággio, presidida por Américo Faé, contando com as presenças dos demais edis: Amarildo Antonio Lago, Celeste Lovatel, Danilo Deitos, Ibanes Rizzi, Nézio Modena, Nadir Margarida Nardi, Sérgio Moresco, com falta justificada de Ivo Jorge Seganfredo. A proposição da honraria, do vereador Nézio Modena,

Ivo Luiz Bazzo nasceu em São João de Montenegro (RS), em 25 de março de 1923; filho de Vitório Bazzo e de dona Lúcia Ferrari Bazzo. Aos três anos de idade, junto com seus irmãos Vitor, de 04 anos, e Plínio, de menos de dois anos, passaram a residir com seus pais na antiga Linha Sete de Setembro, hoje Distrito de Santa Lúcia. Seu avô, Santo Bazzo, foi o colonizador daquele lugar, onde adquiriu 100 colônias de terra e vendeu-as para agricultores que foram desbravando-as.

 O espírito de servir os outros deve ter herdado do avô, pois mesmo tendo sido grande proprietário, não teve sobras financeiras, ou seja, não deixou heranças consideráveis ??para os descendentes. Foram comerciantes e tiveram serrarias e moinho em Santa Lúcia, morando e estabelecendo-se na área central da vila. Aliam nascer seus irmãos Nelson, Diva, Dário e Edviges. Em 1936 passaram a residir na cidade, onde nasceram Hugo e o Egídio Balduíno, lugar este que a família instalou um hotel. Também foram comerciantes e tiveram Escritório de Contabilidade. O Senhor Ivo casou-se em 25 de maio de 1946, com Iracema Jacinta Maestri e quatro filhos: Ivoney, Ione, Ivonéte e Ionice; então preenche os netos e bisnetos.

Ivo Luiz Bazzo, com 32 anos de idade, foi Delegado Especial de Polícia do Município de Capinzal. Na Administração do prefeito Horácio Heitor Breda foi diretor do Departamento de Estradas de Rodagem, por quatro anos, entre 1956 e 1959. Na época, conseguiram, juntamente com outras lideranças, a construção da Ponte Irineu Bornhausen, ligando a sede municipal, Capinzal ao Distrito de Ouro. Depois conseguiram a Ponte Governador Jorge Lacerda, sobre o Rio Capinzal.

Desligou-se da atividade pública e atuou no escritório contábil de sua família até 1969, o Escritório Contábil Oeste Ltda. Foi ainda sócio fundador da Auto Mecânica Ouro Ltda (AMOL) e de 1969 a 1973 foi prefeito Ourense em seu primeiro mandato.

Foi diretor de Obras na administração de Adauto Colombo, até 1976 quando passou a sócio-Diretor da ARBOR, empresa Madeireira. Foi eleito novamente Prefeito, cumprindo seu segundo mandato entre 1977 e 1983.

Alguns fatos foram marcantes em sua vida, como a prisão, em 19 de abril de 1944, por insurgir-se protestar pelo abuso de autoridade do poder de polícia contra os colonos descendentes de italianos. Em 1982, quando da violenta chuva de granizo destruiu os telhados e plantações na região de Linha Sagrado, obteve verba de R$ 3.000.000,00 do Governo do Estado para auxiliar nos prejuízos. Era jovem quando seu pai abandonou a família e ficou na responsabilidade de ajudar sua mãe a cuidar dos irmãos, mesmo porque seu irmão Vitor abraçou o Serviço Militar e passou três anos em Joinville e um ano, em 1944, como expedicionário na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial.

Ivo Luiz Bazzo foi idealizador da 1ª Festa do Colono do Município de Ouro, realizada em 1981, em Pinheiro do Meio, na inauguração do primeiro Ginásio de Esportes Rural, construído em parceria com a comunidade.

Vamos resumir algumas de suas ações em seu segundo mandato, de 1977 a 1983, as quais merecem ser lembradas. Quem prestou essa homenagem em nome do Poder Legislativo da época (em 2004) foi o vereador Lago, lendo a mensagem a seguir:

  O Senhor Ivo, nosso velho guerreiro, é um dos políticos que mais se destacaram, não apenas em Ouro, mas em todo o Baixo Vale do Rio do Peixe.

Além de ter assumido o ônus de responsabilizar-se pela sua família ainda em plena juventude, também enfrentou toda a sorte de adversidades, tendo, inclusive, aos 21 anos de idade, sido preso por defender o colonizador italiano. Seu temperamento, um tanto esquentado, proporcionou-lhe momentos de atrito com adversários políticos, mas soube conviver com estes, tendo, inclusive, transformado adversários políticos em aliados, num pragmatismo político que resultou sempre em benefícios para os Ourenses.

Batalhou pela emancipação político-administrativa de Capinzal em relação a Campos Novos, o que também possibilitou a elevação de Piratuba a condição de município. Foi buscar em Maringá, o Sr. Horácio Heitor Breda, lançando-o candidato a prefeito em Capinzal, elegendo-se e cumprindo mandato de cinco anos.

Articulou e executou a transferência da Sede Municipal de Capinzal para o então Distrito de Ouro, num feito inédito no país. Muitas vezes contrariou interesses de amigos e companheiros em nome do cumprimento da palavra dada, na defesa das causas públicas, mas tudo isso, com o tempo mostraram que ele estava certo em suas decisões. Uma delas, de grande destaque, foi ter apoiado o antigo adversário, deputado Nelson Pedrini, conseguindo com isso as verbas para a construção do Ginásio Municipal de Esportes, construído na Administração de Adauto Colombo, do qual foi diretor de Obras.

Sua casa, ao longo do tempo, constituiu-se numa segunda Prefeitura, pois muitos cidadãos continuaram, procurá-lo, após seu segundo mandato de Prefeito, a partir de 1983, passou a solicitar-lhe apoio em relação a questões no Estado, onde tinha como interlocutor o deputado Otávio Gilson dos Santos.

Sua figura simples e simpática sempre foi respeitada, que não se enriqueceu de bens, mas sim, de experiência e conhecimento sobre a atividade pública. Verdadeiro intelectual, mesmo sem grande escolaridade, é um leitor assíduo, bem informado e organizado. Ao longo de sua vida foi armazenando recortes de jornais e revistas, guardando fotografias, registrando fatos em cadernos diários, montando um acervo de grande dimensão e valor histórico.

O Senhor Ivo é nosso homenageado ainda em vida, pois, como ele mesmo costuma dizer, não adianta exaltar as pessoas apenas depois de sua morte, e nós concordamos plenamente com isso.

Pela sua contribuição para a construção de nossa história, por ter sido ainda o idealizador da Festa do Colono, em 1981, então foi escolhido este evento para homenageá-lo.

Com o lema "Fazer o que se pode com o que se tem", Bazzo foi um administrador sério e dedicado, portanto, merecedor de nossa justa homenagem. Mas nós queremos que ainda viva muitos anos conosco, trazendo-nos seus conselhos e oferecendo-nos seus conhecimentos, o que só pode nos engrandecer. Inclusive, agradecemos por nos ter introduzido na vida pública, o que nos permitiu dar nossas contribuições para o nosso Município e nossa população.

Queremos, dessa forma, reiterar nossa grande amizade e nosso reconhecimento pela sua figura de homem público respeitado que conseguiu construir.

Parabéns, nosso caro homenageado, e que Deus lhe dê saúde e força para continuar junto conosco.

Muito obrigado!

Obs: O que pensamos do sempre lembrado IVO LUIZ BAZZO, nesta mesma edição, no EDITORIAL e opinião dos leitores na coluna LIGEIRINHO.

Ivo Luiz Bazzo

* 25 de março 1923

+ 11 de outubro de 2012

Foram 89 anos de uma existência digna de reconhecimento, respeito e de credibilidade.


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Ivo Luiz Bazzo foi prefeito por dois mandatos, sendo de 31/01/1969 a 31/01/1973 e de 31/02/1977 a 01/02/1983.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Ivo Luiz Bazzo foi prefeito por dois mandatos, sendo de 31/01/1969 a 31/01/1973 e de 31/02/1977 a 01/02/1983.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Ivo Luiz Bazzo foi prefeito por dois mandatos, sendo de 31/01/1969 a 31/01/1973 e de 31/02/1977 a 01/02/1983.







Anterior

ACIOC realiza uma formatura dos jovens participantes do Programa Geração Empreendedora

Próximo

Equipe médica que atua no HUST realiza cirurgia inédita para controle da dor em pacientes oncológicos

Deixe seu comentário