logo RCN
Economia

Instrução normativa prevê boas práticas para produção de folhosas

  • Tomaz Silva/Agência Brasil -

Normas, do Ministério da Agricultura, entram em vigor hoje

Começa a vigorar hoje (1º) a instrução normativa publicada no dia 13 de janeiro, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que apresenta normas técnicas para a produção integrada de folhosas, inflorescência (parte da planta onde se localizam as flores) e condimentais (especiarias e temperos).

Por meio da Instrução Normativa Número 1, o ministério pretende, por meio da adoção de boas práticas agrícolas, garantir a segurança do alimento, além de sua rastreabilidade " desde a origem, do campo até a mesa do consumidor". Os produtos que seguirem as regras sanitárias e ambientais previstas nas normas técnicas apresentarão o selo "Brasil Certificado Agricultura Qualidade".

A adesão à produção integrada é voluntária e depende do cumprimento de normas que abrangem, além do uso racional de insumos, capacitação técnica da equipe e a disponibilização de um responsável técnico. A certificação do produto é feita por entidades credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

As normas apresentadas na publicação abrangem 32 espécies: acelga, agrião, aipo, alcachofra, alecrim, alface, alho poró, almeirão, aspargo, brócolis, cebolinha, chicória, coentro, couve, couve-chinesa, couve-de-bruxelas, couve-flor, erva -doce, escarola, espinafre, estévia, estragão, hortelã, louro, manjericão, manjerona, mostarda, orégano, repolho, rúcula, salsa e sálvia.

Segundo a coordenadora de Produção Integrada da Cadeia Agrícola do Ministério da Agricultura, Rosilene Souto, trata-se de um "trabalho de conscientização, capacitação de trabalhadores e produtores, manejo, responsabilidade, segurança do trabalho, rastreabilidade da produção e certificação" que ajudará o produtor a melhor gerenciar sua propriedade, aumentando a produtividade ao mesmo tempo em que reduz a aplicação de defensivos químicos.

Essas práticas, acrescenta a coordenadora em nota divulgada pelo ministério, dão aos produtos,melhor aparência, durabilidade, qualidade, aroma e sabor. "São alimentos consumidos pela população brasileira regularmente, na maioria das vezes crus, que necessitam de todos os cuidados para garantir o consumo seguro, em relação a contaminantes biológicos, físicos e químicos", afirma Rosilene.

"Atualmente, o Brasil conta com 72 culturas com as normas técnicas aprovadas e publicadas para produção integrada", informou o Ministério da Agricultura.


Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Sicredi UniEstados lança Campanha 40 Anos Juntos em comemoração às suas quatro décadas de existência Anterior

Sicredi UniEstados lança Campanha 40 Anos Juntos em comemoração às suas quatro décadas de existência

Deputada Paulinha assume mais um compromisso com a região da AMFRI Próximo

Deputada Paulinha assume mais um compromisso com a região da AMFRI

Deixe seu comentário