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GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL X V

Jor. Adelcio Machado dos Santos (MTE/SC nº 4155 - JP) Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI)

Com base na perspectiva financeira do mapa estratégico, torna-se viável afirmar que a execução bem sucedida da estratégia gera crescimento da receita e aumento do valor para os acionistas.

A força de trabalho que alcançou níveis satisfatórios de prontidão estratégia é um, mas somente um, dos fatores que permitem o aumento da receita ou a criação de valor para os acionistas.

Dessa forma, a prontidão do ativo intangível capital humano é condição indispensável, mas não suficiente, para o sucesso da estratégia (KAPLAN; NORTON, 2004).

Ao avaliar os sistemas de mensuração apresentados, Carbone (2005) sustenta que o valor de mercado de uma empresa é sempre formado pelo seu patrimônio visível ou líquido, juntamente com o patrimônio invisível ou intelectual.

 Na realidade, o capital intelectual tem uma inspiração capitalista de apropriação.

Ao mesmo tempo, ele permite resgatar e atribuir valor a importantes dimensões, entre elas a do capital humano.

Essas dimensões intangíveis, cada vez mais, se constituem como uma preocupação de empresários e investidores, promovendo a proteção econômica do investimento de risco de longo prazo.

Destarte, a identificação e a mensuração dos ativos intangíveis assegura a proteção desse patrimônio dos investidores, que podem comercializá-lo com mais exatidão e segurança (CARBONE, 2005).

Outro aspecto relevante a ser observado e presente nos sistemas em geral de mensuração dos ativos intangíveis diz respeito ao fato de que o capital intelectual de uma organização é sempre não financeiro e representa a lacuna oculta entre o valor de mercado e o valor contábil.

Aqui, segundo Carbone (2005), pode-se notar uma ambiguidade importante, a saber: o capital intelectual é classificado como capital não financeiro, embora assuma valor econômico num dado momento, que pode ser na venda da empresa, na valorização ou desvalorização dos preços de suas ações no mercado.

Atribui-se valor monetário àquilo que, em essência, não é financeiro.

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