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GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL V

  • - Adelcio Machado dos Santos

Jor. Adelcio Machado dos Santos (MTE/SC nº 4155 - JP) Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI)

As competências humanas nem sempre são de fácil mensuração e um gerente despreparado pode inibir a competência do funcionário.

 É preciso, segundo Carbone (2005), que o contexto organizacional seja favorável a essa mensuração, ou seja, apresente valores, relações e condições de trabalho, bem como infraestrutura tecnológica para concretizar esse processo.

 O profissional traz consigo uma carga de conhecimentos, habilidades e atitudes que serão mobilizados no ambiente de trabalho. A qualidade desse ambiente é fator decisiva para o sucesso do trabalho e alcance de bons resultados por parte do capital humano.

Um ativo, para a contabilidade tradicional, compreende os bens e os direitos da entidade expressos em moeda. Tais elementos são classificados em ativos tangíveis e intangíveis.

De forma simplificada, os primeiros são aqueles que possuem existência física e os segundos são os que não a possuem (ANTUNES, 2000).

Para Sandroni (2005), o ativo é constituído pelo conjunto de bens, valores, créditos e semelhantes que forma o patrimônio de uma empresa, opondo-se ao passivo, formado de dívidas e obrigações.

 O ativo pode ser dividido em circulante e fixo. No primeiro caso incluem-se o dinheiro em caixa, os saldos bancários e todos os valores que podem ser convertidos em dinheiro imediatamente.

No segundo caso, incluem-se os imóveis, os equipamentos, os utensílios, as ferramentas, as patentes e tudo aquilo que é importante para empresa continuar em operação e que não pode ser convertido em dinheiro de forma imediata.

Sandroni (2005) sustenta que os intangíveis representam a diferença entre o patrimônio líquido e o valor de mercado ou o coeficiente resultante da comparação dessas duas grandezas.

O valor de mercado de uma organização advém da soma de seus valores tangíveis - instalações, máquinas, equipamentos, veículos, entre outros - e os intangíveis - know how e imagem.

Antunes (2000) afirma que na prática empresarial, muitas vezes, torna-se difícil estabelecer uma diferenciação exata entre os ativos tangíveis e os intangíveis.

Essa separação é importante, pois afeta o valor real da empresa.

 Ademais, a identificação de um ativo é fator primordial para o entendimento do capital intelectual, visto que este último emprega o conceito econômico de ativo em contraposição a abordagem conservadora, que considera o agente como ativo.

A atribuição de valor a um ativo tangível comumente é mais simplificada do que a um ativo intangível. Isso se deve ao fato de que, via de regra, os ativos tangíveis possuem corpo e não necessitam de uma avaliação com maior grau de subjetividade, colimando considerações quanto à valoração a preço de custo de mercado ou de realização. Por sua vez, um ativo intangível é essencialmente marcado pelo grau de incerteza existente na avaliação dos futuros resultados que por eles poderão ser proporcionados para a empresa.

 

 

 

 

 

 

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