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FUNCIONALIDADE DA DIDÁTICA APLICADA I I I

Adelcio Machado dos Santos*

Para consecução de sucesso no processo de ensino o docente deve partir das condições prévias dos alunos para enfrentar novos conhecimentos.
Por conseguinte, importa ao professor conhecer a situação individual e social do grupo de alunos, os conhecimentos e experiências que eles trazem consigo, de maneira que, nas situações didáticas, ocorra à ligação entre os objetivos e conteúdos propostos pelo professor e as condições de aprendizagem dos alunos (LIBÂNEO, 1990).
Em suma, Karling (1991, p. 38) assim descreve as funcionalidades ou aplicabilidades da didática, permitindo:

a)    conhecer os fundamentos e os princípios científicos que embasam o processo ensino-aprendizagem;
b)    desenvolver habilidades de identificação, levantamento e solução dos problemas sociais através do ensino;
c)    saber tomar decisões adequadas quanto à escolha dos fins, objetivos e meios para o ensino;
d)    saber como agir para respeitar ao máximo as diferenças individuais;
e)    conhecer os fatores de motivação dos alunos e as técnicas de incentivação;
f)    desenvolver habilidades que levem o aluno a ter gosto e amor ao estudo;
g)    saber como identificar e como remover os fatores que dificultam a aprendizagem; reconhecer a importância de ter bom relacionamento com os alunos;
h)    adequar o ensino ás possibilidades e necessidades do aluno;
i)    exercer melhor papel de educador e estimulador do desenvolvimento integral do educando;
j)    conhecer os critérios e forma de selecionar o conteúdo da aprendizagem;
k)    conhecer os métodos, técnicas e procedimentos mais adequados para alcançar cada tipo de objetivo;
l)    ter orientação mais segura de como organizar e planejar as atividades de aprendizagem para um ensino mais significativo e eficiente;
m)    saber como avaliar.
n)   
Destarte, quando os professores seguem as orientações da didática em geral, os alunos passam a ter o prazer de estudar, participar e aprender, ou seja, haverá o envolvimento e a aprendizagem eficiente do aluno.
No que tange às facilidades disponibilizadas ao professor por meio da didática, Pimenta e Anastasiou (2002, p. 67) acrescentam:

A didática possibilita que os professores das áreas específicas "pedagogizem" as ciências, as artes, a filosofia. Isso é, convertem-nas em matéria de ensino, instituindo os parâmetros pedagógicos (da teoria da educação) e didáticos (da teoria do ensino) na docência das disciplinas e articulando-os aos elementos lógico-científicos dos conhecimentos próprios de cada área.

Ainda em termos de funcionalidade da didática, tem-se que cabe ainda a didática se colocar em diálogo com outros campos de conhecimentos construídos e em construção, numa perspectiva múlti e interdisciplinar, uma vez que o ensino não se resolve com um único olhar, argumentam Pimenta e Anastasiou (2002).

Deve-se proceder a constantes balanços críticos do conhecimento produzido no seu campo (as técnicas, os métodos, as teorias), para dele se apropriar e criar novos diante das necessidades inovadoras que as situações de ensinar produzem. Como parte do ensino, a didática auxilia a criar respostas novas, assumindo um caráter explicativo e projetivo.


*Pós-Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina. Reitor da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). E-mail: adelciomachado@gmail.com.

Jor. Adelcio Machado dos Santos
 (MT/SC nº 4155 - JP)



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