logo RCN

Exame de mamografia e sua importância

  • - Claudio Adão Andreis; técnico em Radiologia Medica, técnico em Enfermagem, graduado em Ciências Biológicas, especialista em gestão e educação ambiental, especialista em docência no ensino superior e professor do curso técnico em Radiologia Medica.

Claudio Adão Andreis; técnico em Radiologia Medica, técnico em Enfermagem, graduado em Ciências Biológicas, especialista em gestão e educação ambiental, especialista em docência no ensino superior e professor do curso técnico em Radiologia Medica.

A evolução da mamografia desde a simples radiografia de espécime cirúrgico até os dias atuais como método proeminente de rastreamento de câncer mamário nos proporciona a análise de um brilhante capítulo na história da medicina, contemplando a visão, dedicação, entusiasmo e ousadia científica de numerosos especialistas e sua contribuição para o desenvolvimento de uma nova especialidade médica. Em 1913 Albert Salomon, um cirurgião, publicou sua monografia sobre a utilidade dos estudos radiológicos dos especimens de mastectomia, demonstrando possibilidade de correlação anatomo-radiológica e patológica, das doenças da mama, com evidência diferencial de patologias benignas e malignas.

A mamografia é de 85% a 90% específica. De acordo com a Sociedade Americana do Câncer, somente uma ou duas mamografias em cada mil levam ao diagnóstico do câncer, aproximadamente 10% das mulheres precisam de uma mamografia adicional. Não se alarme se isso acontecer com você, apenas de 8 a 10% das mulheres necessitarão de biópsia e 80% dessas biópsias não são câncer. (Quando deve ser realizada a mamografia?) Entre os 35 e 40 anos deverá ser feita a primeira mamografia, que servirá de base para avaliar as condições da mama e possibilitar exames comparativos futuros, dos 40 aos 50 anos, a frequência da mamografia deverá ser determinada pelo médico, de acordo com a inclusão da paciente no grupo de risco e/ou com as características da mama, após os 50 anos, todas as mulheres devem se submeter ao exame de mamografia anualmente. Para obter mamografias de alta qualidade e expor menos a paciente à radiação, durante o exame é necessária uma ligeira compressão das mamas, o que pode ocasionar às vezes dor. Nem todas as mulheres sentem dor quando fazem o exame de Mamografia, mas algumas se queixam de algum tipo de desconforto provocado pela compressão. O importante, porém, é que o custo-benefício da mamografia é muito grande, além de representar o principal exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama.  Outubro Rosa chegou ao Brasil nos anos 2000, mas é conhecido mundialmente, Segundo órgãos americanos de vigilância estipulam que a mamografia pode encontrar um câncer de mama dois anos antes de ele ser palpável pela paciente, para lembrar a importância do exame, há cinco anos celebra-se o Dia Nacional da Mamografia em cinco de fevereiro.

 

DE  NOVO, ELEIÇÕES Anterior

DE NOVO, ELEIÇÕES

Meio rural catarinense atrai jovens empreendedores Próximo

Meio rural catarinense atrai jovens empreendedores

Deixe seu comentário