logo RCN

ESPECIFICIDADE PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO I X

  • - Adelcio Machado

Jor. Adelcio Machado dos Santos (MTE/SC nº 4155 - JP) Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI).

A forma integrada e interativa gera a ideia da multidimensionalidade do processo ensino-aprendizagem, necessitando a articulação de três dimensões: técnica, política e a humana.

A dimensão técnica direciona-se para a organização e operacionalização dos componentes do processo ensino-aprendizagem (objetivos, seleção de conteúdos, estratégias de ensino, avaliação, etc.). A dimensão humana prevê uma relação interpessoal presente no processo educativo, ou seja, comunicação e interação.

A dimensão política ou político-social analisa o contexto e a possibilidade de uma ação educativa transformadora.

Dentre algumas dificuldades do professor em sala na perspectiva da didática integrada e interativa, diz respeito ao fato de seguirem roteiros e não refletirem sobre os métodos de ensino.

 Para um planejamento eficaz do processo ensino-aprendizagem, urge: obter informações /conhecer os alunos; conhecer os objetivos curriculares, do curso e da disciplina; identificar os conhecimentos prévios ou pré-requisitos necessários; Carga horária do curso; Recursos materiais e humanos disponíveis e a seleção de experiências de aprendizagem.

          De outro vértice, o professor e o aluno vivem sob a influência de num mundo de tecnologias midiáticas (televisão, vídeo, computador) sem quais provavelmente o processo ensino-aprendizagem tornar-se-ía inexequível e, sobretudo, o hipertexto.

            Desde os primórdios do hipertexto no século XVI com a Construção da roda de leitura de Agostino Ramell e o MEMEX de Vannevar Bush, os recursos tecnológicos adentraram as salas de aula e os ambientes educacionais (Construção da Roda de Leitura, consultar "Le Diverse et Artificiose Machine" obra de Agostino Ramelli (DIAS, 1999).

A roda de leitura visava permitir a consulta simultânea de vários livros e o MEMEX a leitura e escrita não lineares e armazenar uma biblioteca multimídia de documentos.

 Para Bush, a mente humana não funciona de forma linear, mas sim a partir de associação. Portanto, é importante criar aparatos tecnológicos que correspondam ao funcionamento da mente.

O Memex era dispositivo mecanizado em que uma pessoa guardaria todos os seus livros, fotos, jornais, revistas e correspondências e poderia consultá-los de forma rápida e flexível, como se fosse uma extensão de sua memória.

 

 

 

REITOR ADELCIO APLAUDE 'MOVIMENTO SANTA CATARINA PELA EDUCAÇÃO' Anterior

REITOR ADELCIO APLAUDE 'MOVIMENTO SANTA CATARINA PELA EDUCAÇÃO'

REITOR ADELCIO PRESTIGIA EVENTO DE JORNALISMO Próximo

REITOR ADELCIO PRESTIGIA EVENTO DE JORNALISMO

Deixe seu comentário