logo RCN

ESCLARECIMENTOS

  • - CLAUDIO ADÃO ANDREIS

ESCLARECIMENTOS SOBRE RADIAÇÕES IONIZANTES.

 

Viralizou nos últimos dias nos meios sociais eletrônicos onde aparece uma mulher falando sobre os possíveis perigos de câncer de tireoide provocado pelo exame de mamografia, citando inclusive que o artigo era do DR Dráuzio Varela e que os técnicos de radiologia sabiam de tudo e omitiam om uso do protetor de tireoide. Tanto falso e mentiroso e o depoimento que a equipe do DR Dráuzio já desmentiu tais boatos.

Pois bem... Aproveitando o assunto vou esclarecer algumas coisas sobre radiações ionizantes; primeiramente radiações ionizantes não fontes de energias eletromagnéticas sejam elas naturais ou artificiais capazes de excitar um elétron, ou o fazendo mudar de camada na eletrosfera do átomo deixando-o instável liberando radicais livres, esses sim causariam possíveis danos em nossa saúde. Porem existem em nossos cromossomos mecanismos capazes de corrigir tais falhas ou aberrações melhor dizendo, se tais falhas não forem corrigidas pela telomerase de nossos cromossomos ainda assim iriam em torno de 7 a 40 anos para causar algum câncer.

Existem em nosso meio as radiações de fundo que nada mais são que ondas eletromagnéticas vindas do espaço ou liberadas de rochas da própria terra, que ate os 18 anos de vida o individuo já recebeu 80% de todas as radiações de fundo que deveria receber pelo resto da vida. E se você morar numa grande metrópole ou perto de antenas repetidoras de sinais de radio, telefonia ou televisão você certamente recebera doses de radiações eletromagnéticas muito superiores das liberadas de um aparelho de diagnostico por imagem, motores de indução elétricos alternadores dos automóveis o seu telefone celular, que a maioria das pessoas vive grudadas a maior parte do dia emitem ondas eletromagnéticas capazes de provocarem ionizações. Alguns estudos que dizem que pessoas que vivem em grandes centros recebem doses de radiações eletromagnéticas iguais ou superiores a um Rx de tórax por semana.

A portaria 453 do ministério da saúde otimiza o uso dos aparelhos de diagnósticos por imagem , para que tais possam trazer benefícios maiores do que prejuízos a nossa saúde, obrigando os fabricantes a aperfeiçoarem tais equipamentos para que causem o menor prejuízo possível a saúde humana ou animal. Os hospitais e as clinicas de diagnósticos por imagem são obrigadas a emitirem laudos frequentes sobre o funcionamento de seus aparelhos, laudos esses fornecidos por organizações credenciadas, que fazem testes e monitoramento dos aparelhos.

Portanto quando forem fazer um exame de diagnostico por imagem podem ficar seguros de que os benefícios do exame superam certamente os riscos.

A EDUCAÇÃO VAI MUDAR. DE NOVO Anterior

A EDUCAÇÃO VAI MUDAR. DE NOVO

MEU PEQUENO/GRANDE CANTOR Próximo

MEU PEQUENO/GRANDE CANTOR

Deixe seu comentário