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EDUCAÇÃO INFANTIL - I X

Jor. Adelcio Machado dos Santos (MTE/SC nº 4155 - JP) Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI)

Adelcio Machado dos Santos 1

 

A educação infantil tem se tornado cada vez mais importante dentro da sociedade atual, como complemento essencial da educação adquirida dentro do âmbito familiar. No atual modelo de sociedade, na qual se exige cada vez mais do trabalhador, muitas vezes, a educação da criança em seus primeiros anos de vida acaba sendo relegada por completo às instituições de educação infantil.

Destarte, atribui-se a estas instituições a grande responsabilidade de educar. Porém, este processo educativo muitas vezes acaba impondo limites à criatividade das crianças, submetendo-as às regras comumente aceitas na sociedade e esquecendo de oferecer oportunidades, desde cedo, para que a criança não fique excluída do meio social, tendo suas funções críticas fortalecidas.

Neste sentido, uma verdadeira política educacional deve voltar-se para o desenvolvimento de uma pedagogia que estimule progressivamente o desenvolvimento das habilidades das crianças. Para tanto, é essencial a criação de ambientes adequados às necessidades de cada idade, bem como uma formação integral dos educadores que lhes propicie a reflexão sobre as especificidades de sua experiência diária na realização da atividade educativa.

Não basta a obrigatoriedade da educação infantil, porquanto é substancial a criação de um espaço apropriado que incentive a criança e que possa realmente, atender à demanda de complementação da educação adquirida pela criança na sua família.

Ao se conceber a creche como uma instituição educativa, o papel do educador junto à criança adquire um caráter essencialmente importante, sendo necessária uma formação que, partindo de fundamentos e ideias,  propicie-lhes um trabalho criativo com as crianças sob sua responsabilidade. Nesta dimensão, é de suma importância diversificar os modelos e procedimentos de formação, instituir novas relações dos educadores com o saber pedagógico e científico, criando progressivamente uma nova cultura de formação.

A educação infantil deve trabalhar no sentido de buscar compreender os atos e desejos da criança. Além disso, o ato educativo ao pretender ajustar socialmente a criança, deve oferecer também oportunidades para que ela não fique às margens da sociedade na qual está inserida, possibilitando a manutenção de todas as suas funções críticas aguçadas.

Para uma ação efetiva no campo da educação infantil, a proposta pedagógica precisa considerar o conjunto de fatores que interagem na instituição de educação infantil, incluindo, pais, funcionários, educadores e a comunidade local. Também é substancial a mudança no direcionamento da política pública, visto que, ainda hoje, em muitas creches, o educador é responsável pela realização de todas as tarefas dentro da instituição educativa, desde a limpeza do ambiente, o cuidado com as crianças, até atividades administrativas. Com isso, o educador acaba ficando sem tempo suficiente e sem saber efetivar um trabalho verdadeiramente educativo junto às crianças.

Finalmente, não pairam dúvidas de que a educação infantil se constitui na relevante política social que o Estado Brasileiro pode implementar.

 

REFERÊNCIAS

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2011.

CARVALHO, Mara I. Campos de; RUBIANO, Márcia R. Bonagamba. Organização em instituições pré-escolares. In: OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de (org.) Educação infantil: muitos olhares. 3 ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 1994.

MACHADO, Maria Lucia de A. Educação infantil e sócio-interacionismo. In: OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de (org.) Educação infantil: muitos olhares. 3 ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 1994.

MEIRA, Marcos. Educação infantil no tempo presente. São Paulo: Érica, 2002.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de et al. Creches: crianças, faz de conta & cia. Petrópolis: Vozes, 1992.

ROCHA, Eloísa Acires Candal. A pesquisa em educação infantil no Brasil: trajetória recente e perspectivas de consolidação de uma pedagogia. Florianópolis: UFSC, Centro de Ciências da Educação, Núcleo de Publicações, 1999.

SANCHES, Emilia Cipriano. Creche: realidade e ambigüidades. Petrópolis, Vozes, 2003.

 

[1] Pós-Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialista em Gestão Educacional, em Psicopedagogia e em Supervisão, Orientação e Administração Escolar; Reitor da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP); Advogado (OAB/SC nº 4912), Administrador (CRA/SC nº 21.651) e Jornalista (MTE/SC nº 4155).

 

 

 

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