logo RCN

E O RESGATE DA EDUCAÇÃO?

Por Luiz Carlos Amorim


Por Luiz Carlos Amorim - Escritor, Editor e revisor - Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, que completa 41 anos em 2021. Http://luizcarlosamorim.blogspot.com.br - http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Para um país que vem sucateando a educação de seus cidadãos há décadas, soa por demais irônico, ofensivo, até, o lema de alguns governos que já existiu: Brasil - Pátria Educadora se faz com educação de qualidade. E o desgoverno atual consegue piorar o que já estava ruim, diminuindo drasticamente o orçamento para a educação, num clima de pandemia que vivemos há quase dois anos, quando as escolas estiveram fechadas, para evitar um contágio maior da doença. Até tentaram o ensino à distância, mas só os alunos mais bem situados conseguiram estudar, pois os mais pobres, aqueles que mais precisavam, não tinham internet nem aparelhamento para estudar o conteúdo que os professores se esforçaram em disponibilizar, trabalhando muito mais que o normal . Saúde, educação, meio ambiente, são coisas que não interessam minimamente ao desgoverno que aí está.

O ensino - que faz parte da educação, conforme o dicionário - foi perdendo qualidade num crescendo assunto e está aí o resultado: crianças no terceiro e até quarto ano, que não sabem ler e escrever, jovens que não sabem se comunicar - não conseguir escrever ou ler um bilhete, não conseguir interpretar um texto; escrever uma redação, então nem pensar. Isso sem contar como escolas sem manutenção, sem equipamento, professores mal pagos, etc., etc. O que será de nossos estudantes, com quase dois anos letivos perdidos? Como estará a volta às aulas que está acontecendo agora?

A prioridade dos governos tem que ser o resgate da educação, a melhoria do ensino no Brasil. E o que tem acontecido? O principal alvo do corte de "despesas" do governo foi a educação: teve o maior corte de todos os ministérios, programas como Pronatec e Ciências Sem Fronteiras também sofreram cortes neste desgoverno. Aliás a ciência é outro setor que foi praticamente esvaziado, sem recursos para trabalhar, justamente quando mais estamos precisando de pesquisas.

Então essa é a Pátria Educadora que temos: corte de verbas para a educação, esvaziamento do conteúdo programático do ensino em todos os níveis, abandono das escolas, pagamento bem aquém do devido a professores, profissionais tão importantes na vida de todos os brasileiros, que seleção ser melhor criação, também.

As universidades federais são obrigadas a suspender investimentos em projetos e pesquisas, para conter despesas. Há que se conter despesas de qualquer jeito. Mas dinheiro para partidos, para eleição, para políticos, isto tem de sobra.

Então não parece deboche, escolher tirar a maior quantidade de recursos justamente da pasta da educação? Onde está o ensino de qualidade? Que país é esse, que prefere que seu povo tenha cada vez menos educação? Interesse dos políticos, dos desgovernos de plantão, claro, que preferem pessoas com menos instrução, para poder controlar-las, não é?


Anterior

Mudança de vida: 4 novos lares entregues na região da Bica

Algumas informações sobre a Dengue: Próximo

Algumas informações sobre a Dengue:

Deixe seu comentário