logo RCN

É BOM SABER...

  • Centro Espirita Amor e Caridade - Centro Espírita Amor e Caridade

RESIGNAÇÃO

Alguns vivem despreocupados com a possibilidade de continuidade da vida após esta. A importância que se dá ao presente momento é como se tudo se resumisse, simplesmente a esta vida, como se nossa passagem por aqui fosse tão somente para angariar bens materiais, para vencer todos os inimigos, não importando os meios utilizados. Inescrupulosos, agem, muitas vezes, na surdida, procurando denegrir sem critérios, julgando sem preocupar-se em ouvir todas as partes envolvidas. Agem como verdadeiros justiceiros, investem-se de poderes para tanto e julgam-se acima da justiça divina.

Inobstante assistirmos frequentemente a queda de inúmeros impérios construídos sob bases frágeis, os que estão em fase de ascensão de forma ilícita, ignoram tais avisos e julgam-se imunes a um Poder Maior, justo e equânime. Por vezes temos a impressão de que estamos à deriva, à bordo de nau sem comando e sem comandante, prevalecendo a ação dos mais fortes, agrupados e usuários de métodos antiéticos.

Quem vive sob o guante desses lobos tiranos encobertos de pele de cordeiro tem a impressão de que Deus se ausentou e deixou a humanidade por sua conta, e não vislumbra muitas perspectivas de êxito dos fracos e oprimidos.

Entretanto, Deus está no comando e sua Justiça infalível jamais permite que alguém seja penalizado por aquilo que não deve, como também que alguém seja recompensado por aquilo que não mereça. É difícil compreender essa justiça divina, quando percebemos que alguém que jamais fez mal a outrem, nesta atual existência, seja tão perseguido e penalizado, todavia, são nestes momentos que precisamos raciocinar sobre a pluralidade das existências, oportunidades que a criatura recebe do Criador para redenção de seus equívocos e más decisões do pretérito.

Por essa razão devemos orar sempre a Deus agradecendo as oportunidades de nossos resgates ante a irmãos que certamente prejudicamos no passado, rogando que o Pai ilumine nossas consciências para que desenvolvamos a aceitação, com a devida resignação (aceitar e enfrentar a dificuldade, sabendo porque sofre e principalmente sem revolta, sem desespero) dos devidos percalços em nosso caminho.

Contudo, ante esta selva de corrupção, desmandos e principalmente falta de ética, um amigo distante relatou-me um fato que nos devolve a esperança no ser humano:

Dizia-me, este amigo que é funcionário público há muitos anos, que sua repartição adotara um horário de turno único. Naturalmente que esse horário alterava a rotina de todos os servidores. Como o próprio chefe da repartição havia flexibilizado a todos os servidores que não haveria a necessidade de cumprimento fiel do horário, permitindo que todos chegassem um pouco mais tarde, percebera que um colega observava rigorosamente o horário de chegada e saída. Inquiriu-o porque observava o horário se o chefe havia permitido que chegasse mais tarde, sem a devida cobrança da compensação, teve como resposta: "É questão de ética, procuro cumprir com os meus deveres para com o meu patrão, que me paga o salário, e como meu maior patrão na realidade é todo cidadão que paga seus impostos, penso que não é ético, nem mesmo moral eu trabalhar menos e continuar ganhando igual, só porque o meu patrão não está me vendo".

Comentávamos com este meu amigo, que embora esteja tão escasso este tipo de comportamento, ainda é possível observá-lo. Questão de educação, de berço, de conscientização e principalmente de aquisição do espírito.

Voltando ao assunto de quem passa por dificuldades de aceitação e resignação ante as dificuldades, encontramos um texto ditado pelo Espírito Meimei, através da lavra mediúnica de Chico Xavier, que auxiliará muito, se bem compreendido e meditado:

VIVA MELHOR

"Se grandes problemas te assinalam a vida, não consideres por infantilidade o sofrimentos dos outros.

Falando, ages.

Onde possas auxiliar, oferece o apoio da oração.

No trato de terra em que não se te faça possível o cultivo do bem, não plantes o mal. Não destruas, onde não consegues reconstruir.

Guardas talvez com simpatia as alegações dos acusadores, mas não te esqueças de que Deus ouve o choro dos acusados que são também seus irmãos.

Se fostes mutilado e já te movimentas como apoio de pernas mecânicas ou sem elas, não menosprezes a mágoa de alguém que se queixa de uma unha encravada.

Toda dificuldade é importante. Qualquer dor se reveste de significação que precisamos compreeender.

Ouve os cansados e os tristes, erguendo-lhes a fé com a força da bondade e da esperança.

Ainda mesmo para aquele companheiro que te pareça tresmalhado ou perdido, endereça as tuas melhores palavras de paz e amor porque talvez seja esse que pelas experiências sofridas, no dia de tua provação ou de tua dor, com mais segurança, te abençoará e te auxiliará".

Aceitação, compreensão, resignação, coragem e fé em Deus - TUDO PASSA.

  Boa Semana      -              HPaim

Dúvidas ou sugestões, converse conosco:

hpaim@outlook.com.br   

 

 

Plástico brasileiro no espaço Anterior

Plástico brasileiro no espaço

FUNCIONALIDADE DA DIDÁTICA APLICADA I X Próximo

FUNCIONALIDADE DA DIDÁTICA APLICADA I X

Deixe seu comentário