logo RCN

Do Campo à Escola:

  • Imprensa Prefeotura de Capinzal - A participação da agricultura familiar na alimentação escolar

A participação da agricultura familiar na alimentação escolar




Capinzal - O Artigo 14 da Lei nº 11.947, de 16 de Junho de 2009, estabelece que pelo menos 30% dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE para, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar -PNAE, devem ser utilizados para a aquisição de alimentos da agricultura familiar e suas associações e cooperativas.
Em Capinzal, a compra da agricultura familiar oferece gêneros alimentícios diversificados, sazonais e muitos deles sem o uso de defensivos químicos. São frutas, hortaliças, legumes, tubérculos, temperos, leite, panificados, ovos, carnes, queijo, suco, feijão e arroz, entre outros, adquiridos de três Cooperativas, abrangendo cerca de 20 agricultores familiares.  
Em 2021, a compra de alimentos da Agricultura familiar representou 62,63% dos Recursos federais, cerca de R$ 401 mil.
Segundo a Nutricionista Alessandra Nelsi Weber, responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar no município, a compra de produtos da Agricultura Familiar representa mais qualidade nas refeições oferecidas. As frutas, legumes e verduras são de ótima qualidade, chegam fresquinhas às unidades e, além disso, os agricultores são orientados a cultivarem sem o uso de produtos químicos. É mais saúde no prato dos alunos!

Imprensa Prefeitura de Capinzal

Anterior

Uniti inicia suas atividades com aula inaugural presencial na Unoesc Capinzal

A QUESTÃO NÃO É LULA, BOLSONARO, OU QUALQUER OUTRO... Próximo

A QUESTÃO NÃO É LULA, BOLSONARO, OU QUALQUER OUTRO...

Deixe seu comentário