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Diesel versus biodiesel

  • Mario Eugenio Saturno - Mario Eugenio Saturno

Mario Eugenio Saturno é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

Diante de um problema, enquanto alguns fenecem, outros veem uma oportunidade. Na primeira década deste século, quando detectei a entrada de grupos estrangeiros comprando algumas usinas de álcool, defendi que todo investimento externo fosse destinado para novas usinas, inclusive pagando "royalties", e novas plantações. Convenci alguns deputados federais nessa empreitada, mas Lula era Lula... Que não gostava do álcool, ao menos no carro. A nação sofreu uma desnacionalização no setor e perdeu uma grande oportunidade de expansão da colheita e produção!

O jornalista Washington Novaes apontou que cientistas, ONGs, ex- ministros do Meio Ambiente, médicos e empresários enviaram a uma comissão especial da Câmara dos Deputados, em Brasília, um manifesto de repúdio ao Projeto de Lei 1.013/2011, que pretende liberar no País a fabricação e venda de automóveis movidos a diesel, considerando o projeto "um atentado aos interesses da sociedade brasileira e deve ser arquivado", para que não coloque o Brasil "na contramão da tendência mundial de reduzir a poluição no setor de transportes", dificultando o cumprimento das metas nacionais no Acordo de Paris.

Poluição do ar é uma das áreas chamadas de "ambientais" que evidenciam a crise de valores em que vivem o Brasil e muitos outros países. Estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a qualidade do ar no planeta em 3 mil cidades de 103 países evidencia que 80% dos moradores dessas cidades estão expostos a níveis de poluição bem acima dos admitidos. No mundo, 55% da população urbana está, por isso, mais sujeita a doenças coronarianas e pulmonares, que provocam 3 milhões de mortes por ano.

Apesar de ter sua razão, parece um contrassenso não usar o motor diesel que é mais eficiente que o motor a gasolina. Nossos motores são poluentes porque a nossa Lei é permissiva demais. Parece-me que deveríamos restringir mais os carros a diesel do que os a gasolina.

Outra coisa que nossos parlamentares deveriam fazer é forçar um aumento do uso do biodiesel. A adição deste no combustível é ridícula. Deveríamos ter metas mais ousadas, como 30% até 2020.

Até abril de 2016, a produção acumulada de biodiesel no Brasil atingiu 1.196 mil metros cúbicos, um decréscimo de 6% em relação ao total produzido no mesmo período de 2015.  Apenas em abril, o volume produzido foi de 301 mil m³. Os dados constam na edição nº 99 do Boletim dos Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia (MME).

A capacidade instalada do biodiesel autorizada a operar comercialmente alcançou 7.243 mil m³/ano.  Desse total, 91% são referentes às empresas detentoras do Selo Combustível Social. Nesse período, 49 unidades estavam aptas a operar comercialmente, com uma capacidade média instalada de 148 mil m³/ano. Dessas, 38 detinham o Selo.

Direcionar a produção do biodiesel para a Agricultura Familiar foi um erro gigantesco do Lula que tem que ser desfeito. E o governo tem que incentivar outras matérias-primas para a produção como o óleo de fritura usado que é um grande poluidor do meio ambiente. O sonho do pré-sal acabou, está na hora do Brasil acordar e agir melhor.

 

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