logo RCN

Deus, pátria, família e liberdade?

Prof. Evandro Ricardo Guindani



O ponto de interrogação e a dúvida são responsáveis pela evolução da humanidade, pelo avanço tecnológico.... Se não existisse a dúvida não teríamos veículos, telefone ou chuveiro elétrico. Grandes invenções científicas nascem de grandes e profundas perguntas...
Como professor de filosofia defendo a dúvida como uma vacina contra o fanatismo e a cegueira das crenças fundamentalistas.
Por isso, apresento aqui algumas perguntas para aprofundarmos nosso pensamento e evoluirmos como seres humanos.
Existe um grupo de pessoas que desde 2018 defende com muita ênfase essas quatro palavras do título. Diante disso eu faço algumas perguntas.
Sobre a defesa da pátria, de que pátria se fala? Da sociedade brasileira composta por descendentes de negros, brancos, indígenas, heterossexuais, transexuais, homossexuais, ricos e pobres? Defender a pátria é apenas cantar o hino nacional e colocar uma bandeira verde e amarela no carro? Defender a pátria é defender a democracia ou apenas a vontade de um determinado grupo político? É andar com a camisa da seleção brasileira? Defender a pátria é defender a democracia?
Sobre a família, qual família? Uma mãe sozinha com seus filhos? Um homem e uma mulher que se casam várias vezes, está dentro desse modelo de família? Pessoas do mesmo sexo que moram no mesmo teto compõe uma família?  Um esposo que ao domingo vai à Igreja com esposa, filhos, trabalha honestamente e durante a semana, escondido, sai com amantes, pode ser considerado um bom pai de família?
Sobre liberdade, pergunto: ser livre é poder votar em quem quiser? Ser livre é amar e se apaixonar por quem eu quiser? Ser livre é ser ateu, acreditar em "Deus", ir ao centro espírita, igreja cristã ou terreiro de umbanda? Defender a liberdade é defender a democracia ou a ditadura? Liberdade para todos ou para uma minoria?
Sobre "Deus", de que "Deus" se fala? Do "Deus" bíblico? Do antigo ou novo testamento? Do "Deus" cristão? Do "Deus" de Jesus que se aproximou das prostitutas, leprosos? Que multiplicou pães e peixes para alimentar multidão? Do "Deus" de Jesus que não julga mas ama a todos (as) com igualdade?
Vamos em paz e que o senhor da dúvida sempre nos acompanhe!

Prof. Evandro Ricardo Guindani
Universidade Federal do Pampa - Unipampa
São Borja-RS


VOA BALÃO Anterior

VOA BALÃO

É BOM SABER... Próximo

É BOM SABER...

Deixe seu comentário