logo RCN
Hospital Dona Helena, de Joinville (SC)

Destaque em oncologia: Dona Helena oferece aconselhamento genético

  • Assessoria de imprensa do Hospital Dona Helena - Destaque em oncologia: Dona Helena oferece aconselhamento genético

O Instituto Nacional do Câncer (Inca), em estudo publicado em 2020, mostrou que 7,6 milhões de pessoas morrem anualmente, no mundo, em decorrência da doença. Estima-se que 1,5 milhão destas mortes poderiam ser evitadas a cada ano. Por isso, o Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), investe cada vez mais em inovação no campo da oncologia. Com foco no cuidado integral e multidisciplinar, o Serviço de Oncologia do Dona Helena tem profissionais altamente especializados e preparados para oferecer um tratamento completo, humanizado e personalizado, aliado à excelência técnica e científica. O modelo adotado segue o padrão dos maiores centros de referência do mundo.  

A humanização está presente em todas as fases do cuidado do paciente, passando pela prevenção, diagnóstico ágil e ao tratamento em si. O Serviço de Oncologia do Dona Helena conta com especialistas em oncologia, hematologia, mastologia, cirurgia oncológica e cirurgia de cabeça e pescoço, além de profissionais aptos a realizar aconselhamento genético. A oncogenética, um dos temas em voga na área, é uma ciência que estuda os aspectos moleculares, celulares, clínicos e terapêuticos de síndromes de predisposição ao câncer. "O objetivo principal é identificar portadores de defeitos genéticos que aumentariam as chances do indivíduo desenvolver câncer e, então, atuar de forma preventiva para reduzir o risco, por meio de exames de rastreamento, cirurgias preventivas e/ou terapias", detalha Lucas Sant'Ana, médico oncologista do corpo clínico do Dona Helena. Lucas realiza o Intensive Course in Cancer Risk Assessment no City of Hope Comprehensive Cancer Center, localizado na Califórnia, Estados Unidos, um centro oncológico reconhecido internacionalmente pelo combate ao câncer, que conta com área especializada em oncogenética.

No Dona Helena, o profissional já realiza o serviço de oncogenética integrado ao ambulatório de oncologia. "Nesta consulta, definimos quais indivíduos necessitam de exames genéticos, solicitamos e interpretamos esses exames e, quando necessário, encaminhamos para realização de terapias ou cirurgias", explica.

Atendimento contínuo, integrado e multidisciplinar - O Serviço de Oncologia do Dona Helena oferece um trabalho integrado com os ambulatórios de cuidados paliativos e de cardio-oncologia, além de contar com uma equipe de psicologia e nutrição para avaliação ambulatorial dos pacientes oncológicos. Os serviços dialogam com outras áreas médicas, como fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, enfermagem e assistência social. Os pacientes dispõem de um completo centro hospitalar, composto por centro cirúrgico, leitos para internações centro de infusão de quimioterapia e imunoterapia, além de tratamento com hormonioterapia. A mesma equipe médica e multidisciplinar acompanha o paciente no ambulatório e em caso de internação - este fluxo de atendimento reforça o vínculo entre paciente e equipe, garantindo uma continuidade para o tratamento.

As crianças contam com área exclusiva, assim como uma sala de infusão personalizada. O oncopediatra Hugo Martins de Oliveira ressalta diferenciais do hospital, como oferecer todos os recursos para a investigação diagnóstica, de forma mais ágil, contando com uma equipe multiprofissional completa, para auxiliar em todo o tratamento e em qualquer dificuldade sentida pela criança e/ou família. "Oferecemos, no mesmo local, exames laboratoriais, de imagem, até a complexidade de um centro de terapia intensiva. Também há a praticidade de realizar agendamento de consultas e exames de forma online ou via telefone", detalha o especialista, que tem experiência em onco-hematologia pediátrica e atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente pela Universidade da Região de Joinville (Univille).

Em janeiro deste ano, o Serviço de Oncologia do Dona Helena passou a contar com mais uma médica de referência no setor: a carioca Ana Carolina Cardoso, especialista em hematologia e transplante de medula óssea. A onco-hematologia, área em que atua, cuida das doenças malignas do sangue e gânglios, como os linfomas, leucemias, doenças mieloproliferativas (policitemia vera, trombocitemia essencial e mielofibrose), mielodisplasias e o mieloma múltiplo. "Na hematologia, também cuidamos de algumas doenças benignas como as tromboses, as anemias e as alterações das plaquetas, por exemplo", informa a profissional. "O Hospital Dona Helena conta com uma equipe multidisciplinar completa para cuidar, de forma integral, de cada paciente", elogia.

Assessoria de imprensa do Hospital Dona Helena

Jornalista responsável: Guilherme Diefenthaeler (reg. prof. 6207/RS)

Texto: Marcela Güther

Mercado de Comunicação


CONSELHO DE CLASSE AVALIA DESEMPENHO DE ESTUDANTES EM PERÍODO DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS EM PIRATUBA Anterior

CONSELHO DE CLASSE AVALIA DESEMPENHO DE ESTUDANTES EM PERÍODO DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS EM PIRATUBA

Última semana para inscrições do Proesde, programa que oferece bolsas de estudo de 100% Próximo

Última semana para inscrições do Proesde, programa que oferece bolsas de estudo de 100%

Deixe seu comentário