logo RCN

Defesa Civil segue apoiando municípios atingidos por eventos climáticos no Meio-Oeste

  • Foto: Divulgação / DCSC - Defesa Civil segue apoiando municípios atingidos por eventos climáticos no Meio-Oeste

O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), permanece dando suporte para os municípios atingidos pelos eventos climáticos severos no Meio-Oeste catarinense em agosto. De acordo com o último relatório divulgado pela DCSC, 38 defesas civis municipais relataram ocorrências, sendo que 30 municípios realizaram o registro no Sistema Integrado de Informações de Desastras (S2ID). Com base nos dados registrados, os prejuízos causados pelos tornados e pelo granizo ultrapassaram R$ 87 milhões. 

Confira relatório da Defesa Civil

https://www.sc.gov.br/images/N.%C2%BA_17_Vendaval_Meio_Oeste_compressed.pdf

Durante as tempestades, 63 pessoas ficaram feridas e uma morte foi registrada. Até esta quinta-feira, 27, 50 pessoas permaneciam desalojadas nos municípios de Tangará e Rio Negrinho. No total, 2.971 residências foram danificadas ou totalmente destruídas, atingindo 73.329 catarinenses. Os tornados registrados também destruíram estruturas públicas e privadas, como indústrias e postos de combustíveis.

A DCSC enviou 46.412 itens de assistência humanitária para os municípios que solicitaram apoio: Água Doce, Catanduvas, Ibicaré, Ireonópolis, Ponte Alta, Tangará e Vargem Bonita. O investimento representa mais de R$ 2 milhões. Foram disponibilizados colchões, kits de acomodação e limpeza, cestas básicas e telhas, produtos mais solicitados pelos municípios.

"O apoio do Governo do Estado vai continuar no processo de reconstrução de estruturas atingidas", explicou o chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Jr. Segundo ele, a fase é de restabelecimento e reconstrução. Os municípios estão preparando planos de trabalho para o repasse de recursos para as obras necessárias.

Recorrência de eventos

O Estado de Santa Catarina fica localizado, segundo especialistas, no maior corredor meteorológico da América do Sul. Nos últimos anos a Defesa Civil Estadual foi estruturada para o enfrentamento dos eventos severos e atualmente é referência nacional. Da mesma forma, a resiliência dos municípios está sendo incentivada para preparar as cidades catarinenses para as mais difíceis situações.

"Temos que promover um trabalho integrado entre instituições públicas e privadas e também as entidades ligadas a construção e engenharia civil para incentivar novas técnicas construtivas e a utilização de matéria-prima mais resistente", ressaltou João Batista.

A DCSC atualmente fomenta estas mudanças por meio do Projeto SC Resiliente, que atua junto aos municípios incentivando ações concretas de preparação.

Flávio Vieira Júnior

Assessoria de Imprensa

Secretaria de Estado da Defesa Civil - DC

Site: www.defesacivil.sc.gov.b r

Entrega de colchões em Vargem Bonita. Fo


Senado prorroga suspensão das metas de hospitais filantrópicos com emenda de Carmen Zanotto Anterior

Senado prorroga suspensão das metas de hospitais filantrópicos com emenda de Carmen Zanotto

Mais um Projeto de Lei de autoria do deputado Marcius machado é aprovado na Alesc Próximo

Mais um Projeto de Lei de autoria do deputado Marcius machado é aprovado na Alesc

Deixe seu comentário