logo RCN

Declarações do Governador mineiro: desinformação e preconceito Prof. Evandro Ricardo Guindani


No último dia 02 de junho o Governador de Minas Gerais Romeu Zema, do Partido Novo deu uma declaração afirmando que no Sudeste e no Sul ‘há uma proporção muito maior de pessoas trabalhando do que vivendo de auxílio emergencial’. Além de preconceituosa, xenofóbica e medíocre, essa declaração é mentirosa. Segundo matéria do Portal G1, ao contrário do que o governador de MG disse, maioria dos estados tem mais pessoas com carteira assinada do que recebendo auxílio.

O Governador e muitos políticos, principalmente da ala conservadora precisam buscar livros, indicadores, precisam se aprofundar e estudar para poder falar e argumentar. Nos debates que assistimos no Congresso Nacional é visível que políticos, principalmente da extrema direita são vazios em argumentos. São bons no grito, fazem barulho em redes sociais, mas quando se trata de estrutura argumentativa, se apoiam apenas em informações levianas.

O Governador mineiro e todos esses políticos que proliferam preconceitos regionalistas, precisam voltar para a escola, para as aulas de História, Sociologia, precisam ler o nosso grande antropólogo Darci Ribeiro quando o mesmo descreve o povo brasileiro.

A riqueza do povo brasileiro está nessa mistura, é isso que nos caracteriza como um dos povos mais alegres e acolhedores do mundo, recebemos pessoas de todos os cantos do mundo. Quem quiser defender uma raça pura, uma cultura superior precisa saber que está muito desinformado, precisa estudar genética, sociologia, biologia, antropologia para saber que isso é infundado e impossível.

Na contramão dessa lógica preconceituosa e desinformada, no último dia 02 de junho um grupo de deputados gaúchos, vinculados a diferentes partidos de esquerda e centro, visitaram Pernambuco e Ceará com o objetivo de conhecer experiências exitosas na área da educação. Os parlamentares gaúchos afirmaram que o Rio Grande do Sul precisa melhorar seus indicadores educacionais e por isso, a experiência nordestina pode contribuir com o Estado.

Muitas vezes li em redes sociais manifestações desinformadas de que o sul sustenta o nordeste. Quem escreve isso precisa tomar vergonha e buscar conhecer indicadores econômicos do país antes de sair por aí falando besteira.

Eu tenho orgulho de ser brasileiro, tenho orgulho de poder conviver aqui no sul com irmãos nordestinos, nortistas, que muito me ensinam a evoluir em valores humanos como humildade, alegria e acolhimento. Em dez anos residindo em São Paulo, aprendi muito com os nordestinos, é o povo mais acolhedor, caloroso e afetuoso que conheci.

Fora o preconceito baseado na ignorância e desinformação!

Viva o Nordeste, viva todas as regiões, viva o Brasil!

Prof. Evandro Ricardo Guindani

Universidade Federal do Pampa - Unipampa

São Borja-RS

PARA ONDE CAMINHAMOS? 
Professor Mestre Ciro José Toaldo Anterior

PARA ONDE CAMINHAMOS? Professor Mestre Ciro José Toaldo

É BOM SABER...
Pai Nosso Próximo

É BOM SABER... Pai Nosso

Deixe seu comentário