logo RCN

Curso de formação de Auxiliar de Cozinha

Parceria da Prefeitura de Capinzal e Associação Beneficente Anjos da Guarda (ABAG)

style="width: 100%;" data-filename="retriever">


Sabe-se que na sociedade atual polariza-se em parte da população a falta de emprego; o desemprego, que já era relevante no país, foi potencializado pela pandemia da COVID-19. Se é pelo trabalho e por meio dele que as pessoas podem construir suas vidas e conquistar dignos projetos, faz-se necessário capacitar para que elas possam se habilitar e alcançá-los.
A observação das necessidades de apoio aos menos favorecidos é capaz de mobilizar entidades para planejar e realizar ações que buscam transformar positivamente a realidade de grupos de pessoas.
A criação deste curso fez-se necessária devido à falta de mão de obra qualificada constatada pelo Núcleo de Gastronomia da ACIRP (Associação Comercial e Industrial do Baixo Vale do Rio do Peixe). Segundo os membros desse núcleo, a falta de auxiliar de cozinha ou cozinheiro "conhecedor" gera transtornos, pois, como não há cursos formadores, qualquer pessoa que goste de cozinhar é contratada e seu treinamento é feito no "calor" da preparação dos alimentos que serão servidos aos clientes; no entanto, nem sempre dá certo. A qualificação profissional é a solução. Também, foi pensando na qualificação profissional àqueles que tentam colocação no mercado de trabalho, mas por não terem preparo, não conseguem se inserir.
Salienta-se a importância de oferecer possibilidades de trabalho de modo que a vida financeira de cada cidadão evolua com dignidade e a união de esforços para que comunidades carentes sejam favorecidas é primordial. Essa é uma oportunidade ímpar, pois a parceria entre a Prefeitura e a Associação Beneficente Anjos da Guarda (ABAG) objetiva atender gratuitamente os que não dispõem de recursos financeiros para capacitar-se numa área altamente carente de mão de obra preparada para atuar.
O curso foi divido em 3 módulos de 5 aulas cada, iniciou dia 16 de fevereiro com 17 alunas e findou dia 15 de junho; das inscritas muitas delas já estão atuando em estabelecimentos de Capinzal.
A alegria das alunas era expressada em muitas palavras de agradecimento e nos calorosos abraços.
ABAG, Unoesc e Prefeitura de Capinzal sabem que todas aprenderam com a Gastrônoma Franceise Camile Parisoto, ministrante do curso, que cozinhar não apenas um serviço: é um modo de demonstrar amor para com quem vai alimentar-se, que além de temperos, coloca-se amor e ternura dentro das panelas.
Parabéns pela inciativa e pelo esforço dos envolvidos!

style="width: 100%;" data-filename="retriever">


style="width: 100%;" data-filename="retriever">


style="width: 100%;" data-filename="retriever">


style="width: 100%;" data-filename="retriever">


style="width: 100%;" data-filename="retriever">











Anterior

ESCRITOR LANÇA LIVRO EM PIRATUBA QUE CELEBRA A TRAJETÓRIA DE VIDA COM A ESPOSA, EM HOMENAGEM PÓSTUMA.

Zancanaro lança pré-candidatura a deputado Estadual Próximo

Zancanaro lança pré-candidatura a deputado Estadual

Deixe seu comentário