logo RCN

Brasil nega extradição de Robinho para a Itália

  • Jonas Aguilar - Leonardo Pantaleão

"O Brasil não pode ser refúgio de brasileiros que cometem crimes fora do País", diz penalista sobre a possibilidade do cumprimento da pena no país
A justiça brasileira negou o pedido de extradição do jogador Robinho, feito pela justiça italiana. O especialista em Processo Penal, Leonardo Pantaleão, diz que essa negativa já era certa, uma vez que o Brasil não extradita brasileiros naturais. "A nossa Constituição Federal proíbe que o Brasil extradite seus nacionais", diz o especialista.
Mas o advogado alerta que Robinho pode vir a cumprir a pena no Brasil. Ele explica que a nova Lei de Imigração, de 2017, permite que brasileiros condenados no estrangeiro, possam cumprir a pena no País.
"O Brasil não pode ser refúgio de brasileiros que cometem crimes fora do País e cumprimento da pena é necessário para qualquer um que cometa crime lá fora. No caso do Robinho, isso vai depender da validação, pelo Superior Tribuna de Justiça (STJ), da sentença italiana. Há a possibilidade jurídica de se dar cumprimento dessa pena em desfavor de Robinho, num presídio federal", explica ele.
Pantaleão lembra que a ordem de prisão de Robinho está na Interpol. "Se ele sair do Brasil, pode ser capturado e extraditado para a Itália e, aí sim, cumprir a pena numa prisão italiana", conclui Pantaleão.
 
Lembrando o caso
O caso aconteceu em 2013 numa casa noturna na Itália. Robinho, Ricardo Falco e outros quatro brasileiros, amigos do jogador, segundo denúncia da justiça italiana, teriam cometido estupro coletivo contra uma jovem albanesa.
Fonte: Leonardo Pantaleão, especialista em Direito e Processo Penal, mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP.


Informações à imprensa
Sobre a M2 Comunicação Jurídica
A M2 Comunicação Jurídica é uma agência especializada nos segmentos econômico e do Direito. Contamos com diversas fontes que atuam em âmbito nacional e internacional, com ampla vivência nos mais diversos assuntos que afetam a economia, sociedade e as relações empresariais
Atendimento geral à imprensa: (11) 4040-3666
Aline Moura -- aline.moura@m2comunicacao.com.br -- (11) 97041-7447 (WhatsApp)
Bruna Ferrão - bruna.ferrao@m2comunicacao.com.br - (11) 99025-3827 (WhatsApp)
Márcio Santos -- marcio.santos@m2comunicacao.com.br -- (11) 94739-3916 (WhatsApp)
Jonas Aguilar - jonas.aguilar@m2comunicacao.com.br - (11) 96576-3644 (WhatsApp)
Eric Fujita - eric.fujita@m2comunicacao.com.br - (11) 99150-2253 (WhatsApp)


Jonas Aguilar
(11) 9.6576-3644
jonas.aguilar@m2comunicacao.com.br





Vereador Clair Tessari solicita ao Poder Executivo Municipal a realização de um evento de prestação de contas à comunidade sobre os dois últimos anos de mandato Anterior

Vereador Clair Tessari solicita ao Poder Executivo Municipal a realização de um evento de prestação de contas à comunidade sobre os dois últimos anos de mandato

Aprovado projeto que reserva às pessoas idosas parte da oferta de programas habitacionais Próximo

Aprovado projeto que reserva às pessoas idosas parte da oferta de programas habitacionais

Deixe seu comentário