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BASE HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO NO MUNDO V I I I

  • - Jor. Adelcio Machado dos Santos

Jor. Adelcio Machado dos Santos

Para o brasileiro Paulo Freire o objetivo da educação deveria ser a liberação do oprimido, que lhe daria meios de transformar a realidade social a sua volta mediante a "conscientização" (conhecimento crítico do mundo).
No período 1958-1964 no Brasil e depois de 1964 no Chile, Paulo Freire pôs em prática, com bons resultados, seu método de alfabetização de adultos.
A eficácia e a validade do método estribam-se no fato de partir da realidade do alfabetizando, do seu universo, do valor pragmático das coisas e fatos de sua vida cotidiana, de suas situações existenciais.
Obedece às normas metodológicas e linguísticas, mas vai além delas, ao desafiar o homem ou a mulher que se alfabetizam a se apropriarem do código escrito com vistas a sua politização.
O trabalho de Paulo Freire pode ser visto não apenas como um método de alfabetização, mas como um processo de conscientização, por levar em conta a natureza política da educação.
Em 1965, a United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) passou a usar o termo "educação permanente" para designar a educação contínua, planejada para cobrir todo o ciclo da existência humana.
Diferencia-se do conceito tradicional de educação, dado que este sempre se compreendeu como processo de integração social e cultural a consumar-se durante parte da vida, ou seja, durante o transcurso da infância e da adolescência.
A educação permanente constitui, portanto, um conceito novo, uma tendência da educação contemporânea, e não um ramo especial da educação.
Figura ao lado de outros que o complementam, oferecendo-lhe meios de realização, como por exemplo, o de educação extraescolar ou paralela.
Esta engloba todas as formas assistemáticas de educação, como: educação de rua, educação familiar, educação de grupos, etc. Atinge, assim, a sociedade inteira.
Os jovens podem ampliar sua formação cultural e profissional com programas especiais desenvolvidos pelos centros docentes.
A formação de adultos pode variar desde a necessidade de alfabetização até os cursos de reciclagem profissional.
A educação permanente de adultos tende a apoiar-se no desenvolvimento de sistemas de autoaprendizagem e nos métodos de treinamento para a formação ou reciclagem de profissionais que devem adaptar-se às mudanças de uma sociedade submetida a constantes avanços científicos e tecnológicos.
Os recursos econômicos de que cada país dispõe tem influência decisiva na eficácia de seus sistemas educacionais.
O estudo da economia aplicada à educação é fundamental para determinar tanto as possibilidades de realização dos programas educacionais como os procedimentos adequados para a obtenção de maior aproveitamento dos recursos disponíveis, para que seja possível estabelecer com segurança metas e prioridades educacionais.

Jor. Adelcio Machado dos Santos
 (MT/SC nº 4155 - JP)

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