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ASSOCIATIVISMO

  • Jor. Adelcio Machado dos Santos (MTE/SC nº 4155 - JP) Diretor da Associação Catarinense de Impren - Adelcio Machado dos Santos

A IMPORTÂNCIA DO ASSOCIATIVISMO PARA O APRENDIZADO GERENCIAL

       O associativismo desempenha papel relevante no desenvolvimento socioeconômico regional, contribuindo para solução dos problemas comuns.

                De acordo com Peter Senge (1998), o desenvolvimento empresarial pode conquistar muito com o associativismo, sobretudo por permitir visões compartilhadas e aprendizagem em grupo.

O associativismo permite o contínuo esclarecimento do que é relevante para cada um. Em determinadas situações, uma pessoa passa muito tempo procurando solucionar os problemas ao longo do caminho, esquecendo quais os motivos relacionados à sua estada naquele caminho. Com o associativismo, pode-se analisar a realidade atual com maior clareza.

O convívio entre as pessoas, no âmbito das entidades associativas, enseja a interação e a permuta de idéias, viabilizando a aprendizagem organizacional.

De acordo com Probst, Raub e Ropmhardt (2002, p. 30) a aprendizagem organizacional pode ser assim conceituada: "[...] consiste em mudança na base de conhecimento da organização, na criação de estruturas coletivas de referência e no crescimento da competência da organização para agir e resolver problemas".

Fleury e Fleury (1997, p. 19) sustentam que a "aprendizagem é um processo de mudança, resultante de prática ou experiência anterior, que pode vir, ou não, a manifestar-se em uma mudança perceptível de comportamento".

O conceito de aprendizagem organizacional, no entender de Ruas et al (2005), pode ser compreendido a partir de diversas perspectivas. A aplicação da aprendizagem em nível organizacional foi condicionada, mormente, como uma coletividade da aprendizagem organizacional, do treinamento e do desenvolvimento. O processo de aprendizagem individual exerce um impacto significativo no conceito e nas práticas de aprendizagem organizacional, pois essa se inicia a partir dos indivíduos.

Ruas et al (2005, p. 27) assim conceituam a aprendizagem organizacional:

 

[...] é um processo contínuo de apropriação e geração de novos conhecimentos nos níveis individual, grupal e organizacional, envolvendo todas as formas de aprendizagem - formais e informais - no contexto organizacional, alicerçado em uma dinâmica de reflexão e ação sobre as situações-problema e voltado para o desenvolvimento de competências gerenciais.

 

Nesse sentido, Argyris e Schön (1996 apud RUAS et al, 2005) afirmam que as organizações não se constituem simplesmente como coleções de indivíduos, embora não existam organizações sem essas coleções. Do mesmo modo, a aprendizagem organizacional não é simplesmente aprendizagem individual, ainda que se reconheça que o aprendizado nas organizações somente é viável por meio da experiência e da ação dos indivíduos.

Argyris e Schön (1978 apud CARBONE, 2005) sustentam que no âmbito das organizações a aprendizagem pode ser entendida basicamente como a solução de problemas, envolvendo mudanças rotineiras e mudanças estruturais.

Enfim, o associativismo contribui para o desenvolvimento das pessoas, das organizações e das comunidades.

 

REFERÊNCIAS

CARBONE, Pedro Paulo. Gestão por competências e gestão do conhecimento. Rio de janeiro: FGV, 2005.

PROBST, Gilbert; RAUB, Steffen; ROMHARDT, Kai. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.

RUAS, Roberto Lima. Aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.

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